Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57316
Título: | Competências socioemocionais e a resolução de conflitos interpessoais em contexto de jardim de infância |
Autor(es): | Silva, Patrícia Nogueira e |
Orientador(es): | Vieira, Maria de Fátima Cerqueira Martins |
Palavras-chave: | Competências socioemocionais Resolução de conflitos Educação pré-escolar Socioemotional skills Conflict resolution Pre-school education |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório foi elaborado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino
Supervisionada, do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Universidade do Minho.
Apresenta um projeto de intervenção pedagógica direcionado para a promoção de competências
socioemocionais das crianças e da capacidade de resolução de conflitos interpessoais contexto de jardimde-
infância. A temática surgiu a partir da observação das interações entre as crianças, sobretudo durante
o tempo de trabalho nas áreas de interesse.
O relatório expõe os referentes teóricos que fundamentaram o projeto abordando a importância
do desenvolvimento socioemocional das crianças e do papel dos adultos na promoção dessas
capacidades. A abordagem educacional High/Scope sustentou também as atividades desenvolvidas.
Descrevem-se e analisam-se as principais estratégias implementadas desde a leitura de uma
história, à exploração das emoções, passando pela introdução do “quadro das emoções” e a mudanças
na organização do espaço físico da sala.
Estas estratégias contribuíram para mudanças significativas nos comportamentos sociais e
emocionais das crianças, nas estratégias de resolução de conflitos e nas relações interpessoais. The report was developed within the scope of curricular unit of Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master Degree in Pre-School Education, University of Minho. The present report intends to present a pedagogical intervention directed to the promotion of socioemotional competence in children and the management of interpersonal conflict and resolution among kindergarten children. This thematic arises from the observation of interactions among the children, mainly during their social interactions at ‘work time’ in the interest areas, where specific activities were planned for the children to explore. The report exposes some fundamental references that underpinned the project by addressing the importance of children's socioemotional development and the role of the adults in promoting these skills. Within this framework, the High/Scope approach also supported the activities developed. The main activities implemented from a story reading, to the exploration of feelings, the introduction of a ‘feelings chart’ and, finally, the organization of the room’s physical layout where the ‘work time’ activities are carried out, are described and analyzed. These strategies have contributed to some significant changes in children's social and emotional behaviours, conflict resolution, and interpersonal relationships. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57316 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Competências Socioemocionais e a Resolução de Conflitos Interpessoais em Contexto_20170725143331329.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |