Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57269

TítuloA importância da prática performativa na pedagogia do canto no ensino artístico especializado
Outro(s) título(s)The importance of perfomative pratice in singing pedagogy in specialised artistic teaching
Autor(es)Matos, Ana Paula Fiúza Baptista de
Orientador(es)Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes
Palavras-chaveMúsica
Canto
Formação académica
Percurso profissional
Concerto
Music
Singing
Academic education
Professional course
Concert
Data2017
Resumo(s)O presente relatório foi elaborado tendo em vista a conclusão de um Mestrado em Ensino de Música, no âmbito do Despacho RT 38-2011. De acordo com o estipulado, descreve-se a atividade profissional da candidata no domínio do ensino vocacional do Canto, procurando contextualizá-la através da inclusão dos estudos pessoais artísticos, da atividade pedagógica e das investigações realizadas, enquadradas pelas metodologias e princípios teóricos, técnicos e artísticos que nortearam o seu trabalho. O ensino genérico da Música, a Educação Musical, e o ensino especializado, vocacional artístico, atravessaram o nosso desempenho profissional. Acompanhámo-lo de experiências que permitiram aos alunos a participação em recitais, ou em outros momentos públicos, que revelaram, em muitos deles, a vocação na área do Canto. Privilegiámos esta área na nossa formação inicial e investimos no aprofundamento de conhecimentos e apreensão de novos. Paralelamente, exteriorizámos essas aquisições em regulares apresentações públicas, acompanhadas de Orquestra, Coro e Música de Câmara. Fundamentadas, artística e esteticamente, em obras de épocas e culturas distintas, essas atuações proporcionaram diversificadas experiências pedagógicas e correspondentes competências musicais, técnicas e estéticas.
This report was drawn aiming the completion of a Master’s Degree in Music Teaching, within the scope of Dispatch RT 38-2011. Accordingly, this report describes the candidate’s professional activity in the vocational education of Singing, seeking to contextualize it through the inclusion of personal artistic studies, pedagogical activity and investigations carried out, framed by theoretical, technical and artistic methodologies and principles that guided the work. The generic teaching of Music, Musical Education and specialized vocational and artistic education, guided our professional performance, which was then followed by experiences that allowed the students to participate in recitals and other public moments. This work revealed, in many of them, a vocation in the area of Singing. We privileged this area in our initial formation and invested in the deepening of the knowledge and apprehension of new ones. At the same time, we externalized these acquisitions in regular public performances accompanied by an Orchestra, a Choir and Chamber Music. Artistically and aesthetically grounded in works from different times and cultures, these performances have provided diverse pedagogical experiences and corresponding musical, technical and aesthetical skills.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57269
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Mestrado Ana Paula.pdf2,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID