Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57265
Título: | A gravação audiovisual como estratégia pedagógica no ensino de piano em contexto de sala de aula |
Outro(s) título(s): | Audiovisual recording as a pedagogical strategy in piano teaching in classroom context |
Autor(es): | Marques, Maria de Menezes Falcão Gomes |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro |
Palavras-chave: | Gravação audiovisual Piano Processo de ensino-aprendizagem Audiovisual recording Teaching-learning process |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Este Relatório de Estágio, conclusivo do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho,
apresenta um projeto de intervenção pedagógica, baseado num modelo de investigação-ação, que teve
como finalidade aferir do uso e monitorização da gravação audiovisual no ensino de piano, em contexto
de sala de aula, como ferramenta de auxílio à performance técnico-artística do aluno e progresso na sua
aprendizagem. Foi aplicado a todos os ciclos de estudo (1.º, 2.º, 3.º ciclos e Secundário), e a ambos os
grupos de recrutamento (Piano e Música de Câmara a 4 mãos), com base no grau de resposta a esta
estratégia. Este estudo de caso foi realizado com 7 alunos da classe da professora Ana Paula Carreira,
do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.
Procurou-se seguir modelos de metodologia de referência na área específica do ensino de piano e
os instrumentos de recolha de dados foram: a análise qualitativa de entrevistas semiestruturadas,
questionários de curto alcance, gravações em formato audiovisual e receção dos intervenientes à
estratégia, nas aulas de implementação do projeto.
O recurso ao audiovisual mostrou-se de extrema eficácia no processo ensino-aprendizagem, melhoria
do desempenho e desenvolvimento da capacidade de autocrítica dos alunos. Quanto aos aspetos visuais
permitiu, em todos os ciclos e nos dois grupos de recrutamento corrigir postura dos pés, costas, braços,
ombros, movimento de pulso, posição das mãos no teclado e ainda expressões faciais inerentes à
dificuldade técnica da execução; e quanto aos aspetos áudio permitiu melhorias nas questões de
andamento, dinâmicas, fraseado, sonoridade, planos sonoros, articulação, regularidade técnica, acentos,
modificações transitórias de movimento/tempo, correção de notas, contagem de tempos, execução de
trilos, execução melhorada e audição de polifonia, e junção e equilíbrio sonoro (na Música de Câmara).
Permitiu ainda melhorias na concentração, apreciação da execução de memória e carácter das obras
selecionadas.
Teve a limitação de não poder ter sido aplicado com a sequencialidade ininterrupta de três semanas
e de ser uma estratégia pedagógica ainda em desenvolvimento, pela pesquisa bibliográfica realizada.
Recomenda-se a sua utilização no ensino artístico integrado. This Traineeship Report of the Master’s Degree in Music Teaching at the University of Minho presents a project of pedagogical intervention, based on a research-action model, whose purpose was to assess the use and monitoring of audiovisual recording in piano teaching, in classroom context, as a tool to aid the technical-artistic performance of the students and progress in their learning. It was applied to all study cycles (1st, 2nd, 3rd cycles and Secondary), and to both recruitment groups (Piano and 4 hands Chamber Music), based on the degree of response to this strategy. This case study was carried out with 7 students of the class of the teacher Ana Paula Carreira, from the Conservatory of Music Calouste Gulbenkian of Braga. We sought to follow models of reference methodology in the specific area of piano teaching and the instruments of data collection were: the qualitative analysis of semi-structured interviews, short-range questionnaires, recordings in audiovisual format and reception of the students to the strategy, in the project implementation classes. The use of audiovisual resources has proved to be extremely effective in the teaching-learning process, improving performance and developing students’ self-criticism capacity. As for the visual aspects, it was possible to correct posture of the feet, back, arms, shoulders, wrist movement, position of the hands on the keyboard, and facial expressions inherent to the technical difficulty of the execution in all cycles and in both recruitment groups; as for the audio aspects, it allowed improvements in the questions of tempo, dynamics, phrasing, sonority, sound plans, articulation, technical regularity, accents, transient changes of movement/tempo, correction of notes, counting tempo, polyphony audition, sound balance and junction (in Chamber Music). It also allowed improvements in concentration, appreciation of the execution by heart and character of the selected works. It had the limitation of not being applied with the uninterrupted sequential order of three weeks and of being a pedagogical strategy still in development, according to the bibliographical research carried out. It is recommended to use it in integrated artistic teaching. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57265 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Maria de Menezes Falcão Gomes Marques.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |