Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57262
Título: | Linguagem corporal como recurso no ensino especializado de clarinete |
Autor(es): | Lopes, Rui Jorge do Nascimento |
Orientador(es): | Matos, Vítor Hugo Ferreira de |
Palavras-chave: | Linguagem corporal Relação interpessoal Abordagem pedagógica Alta e baixa magnitude Clarinete Body language Interpersonal relationship Pedagogical approach High and low magnitude Clarinet |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio, inserido no Mestrado em ensino da música da Universidade
do Minho, tem como propósito analisar as possibilidades da comunicação não-verbal no âmbito
das aulas de instrumento, mais concretamente em clarinete. O tema, no entanto, é transversal a
outros instrumentos e os seus resultados apontam para isso.
Como objetivos principais delineados para a avaliação do tema serão revistos vários artigos e
bibliografia correspondente, inicialmente mais generalizada e depois mais focada no contexto da
educação musical. Surgem ao longo do relatório autores como Paul Eckman, Janine Driver, Allan
& Barbara Pease, António Sacavém, Sean Neill & Chris Caswell, entre outros.
Serão analisados também outros autores que investigaram sobre a linguagem corporal no
âmbito do ensino instrumental e referidos ao longo do relatório as suas conclusões, que também
servirão como fundamento e sustentação para evidenciar as minhas considerações finais.
Cornelia Yarbrough, Katie Zhukov e Bambaeeroo & Shokrpour, a título de exemplo.
Partindo do pressuposto que a linguagem corporal está presente em todos nós tacitamente e
se trata de uma linguagem reconhecível inconscientemente nas mais determinadas situações
sociais, serão avaliadas as possibilidades do uso desta ferramenta de uma forma mais
consciente, recorrendo ao uso de formas de comunicação não-verbal analisados dos vários
estudos dos autores mencionados.
Essencialmente serão referenciadas situações de postura e espaçamento dentro da sala de
aula, olhar e expressões faciais, entonação, gestos e movimentos das mãos. Para tal ser possível
foi necessário proceder a uma série de gravação de aulas, enquanto professor estagiário, que
servirão para reflexão em conjunto com uma grelha de pós-observação criada a partir dos
fundamentos dos vários autores e categorizados em alta e baixa magnitude.
Em forma de conclusão, serão analisados em conjunto, todos os dados adquiridos através
de inquéritos a professores e alunos para discussão final do tema. In this Report Internship, inserted in Master’s music Teaching from University of Minho, has as purpose analyze the possibilities of the non-verbal communication within the scope of musical instrument lessons, more specifically in clarinet. The subject, however, is transversal to others musical instruments and their results point to this. As main objectives, outlined for the evaluation of the subject, several articles and corresponding bibliography will be reviewed, initially more generalized and later focused in the musical education context. Throughout the report there are author’s references such as Paul Eckman, Janine Driver, Allan & Barbara Pease, António Sacavém, Sean Neill & Chris Caswell, amongst others. It will be analyzed other authors who investigated about body language in the field of instrumental teaching and referred throughout the report their own conclusions, which will also serve as a foundation and support to evidence my final considerations. Assuming that body language is present in all of us tacitly and it is a recognizable unconsciously language in most social interactions, it will be evaluated the possibilities of using this tool in a more conscious way, using some forms of non-verbal communication analyzed from the various studies of the mentioned authors. Essentially will be referred situations about posture and spacing inside the teaching room, eye contact and facial expressions, intonation, gestures and hand movement. For this to be possible it was necessary to record some teaching lessons, as a trainee teacher, which will serve to reflect simultaneous with a post observation grid, created from the reviewed authors and categorized in high and low magnitude. In the end, for a final discussion and conclusion, will be collected and analyzed all the data acquired through teacher and students surveys. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57262 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rui Jorge do Nascimento Lopes.pdf Acesso restrito! | 2,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
ANEXOS.zip Acesso restrito! | 29,77 MB | Unknown | Ver/Abrir |