Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57262

TítuloLinguagem corporal como recurso no ensino especializado de clarinete
Autor(es)Lopes, Rui Jorge do Nascimento
Orientador(es)Matos, Vítor Hugo Ferreira de
Palavras-chaveLinguagem corporal
Relação interpessoal
Abordagem pedagógica
Alta e baixa magnitude
Clarinete
Body language
Interpersonal relationship
Pedagogical approach
High and low magnitude
Clarinet
Data2017
Resumo(s)O presente relatório de estágio, inserido no Mestrado em ensino da música da Universidade do Minho, tem como propósito analisar as possibilidades da comunicação não-verbal no âmbito das aulas de instrumento, mais concretamente em clarinete. O tema, no entanto, é transversal a outros instrumentos e os seus resultados apontam para isso. Como objetivos principais delineados para a avaliação do tema serão revistos vários artigos e bibliografia correspondente, inicialmente mais generalizada e depois mais focada no contexto da educação musical. Surgem ao longo do relatório autores como Paul Eckman, Janine Driver, Allan & Barbara Pease, António Sacavém, Sean Neill & Chris Caswell, entre outros. Serão analisados também outros autores que investigaram sobre a linguagem corporal no âmbito do ensino instrumental e referidos ao longo do relatório as suas conclusões, que também servirão como fundamento e sustentação para evidenciar as minhas considerações finais. Cornelia Yarbrough, Katie Zhukov e Bambaeeroo & Shokrpour, a título de exemplo. Partindo do pressuposto que a linguagem corporal está presente em todos nós tacitamente e se trata de uma linguagem reconhecível inconscientemente nas mais determinadas situações sociais, serão avaliadas as possibilidades do uso desta ferramenta de uma forma mais consciente, recorrendo ao uso de formas de comunicação não-verbal analisados dos vários estudos dos autores mencionados. Essencialmente serão referenciadas situações de postura e espaçamento dentro da sala de aula, olhar e expressões faciais, entonação, gestos e movimentos das mãos. Para tal ser possível foi necessário proceder a uma série de gravação de aulas, enquanto professor estagiário, que servirão para reflexão em conjunto com uma grelha de pós-observação criada a partir dos fundamentos dos vários autores e categorizados em alta e baixa magnitude. Em forma de conclusão, serão analisados em conjunto, todos os dados adquiridos através de inquéritos a professores e alunos para discussão final do tema.
In this Report Internship, inserted in Master’s music Teaching from University of Minho, has as purpose analyze the possibilities of the non-verbal communication within the scope of musical instrument lessons, more specifically in clarinet. The subject, however, is transversal to others musical instruments and their results point to this. As main objectives, outlined for the evaluation of the subject, several articles and corresponding bibliography will be reviewed, initially more generalized and later focused in the musical education context. Throughout the report there are author’s references such as Paul Eckman, Janine Driver, Allan & Barbara Pease, António Sacavém, Sean Neill & Chris Caswell, amongst others. It will be analyzed other authors who investigated about body language in the field of instrumental teaching and referred throughout the report their own conclusions, which will also serve as a foundation and support to evidence my final considerations. Assuming that body language is present in all of us tacitly and it is a recognizable unconsciously language in most social interactions, it will be evaluated the possibilities of using this tool in a more conscious way, using some forms of non-verbal communication analyzed from the various studies of the mentioned authors. Essentially will be referred situations about posture and spacing inside the teaching room, eye contact and facial expressions, intonation, gestures and hand movement. For this to be possible it was necessary to record some teaching lessons, as a trainee teacher, which will serve to reflect simultaneous with a post observation grid, created from the reviewed authors and categorized in high and low magnitude. In the end, for a final discussion and conclusion, will be collected and analyzed all the data acquired through teacher and students surveys.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57262
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Rui Jorge do Nascimento Lopes.pdf
Acesso restrito!
2,11 MBAdobe PDFVer/Abrir
ANEXOS.zip
Acesso restrito!
29,77 MBUnknownVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID