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https://hdl.handle.net/1822/57240
Título: | Escrever para aprender: estratégias de aperfeiçoamento da escrita de narrativas |
Outro(s) título(s): | Writing to learn: strategies for improving narratives writing |
Autor(es): | Antunes, Sílvia Daniela Oliveira |
Orientador(es): | Dionísio, Maria de Lourdes |
Palavras-chave: | Escrita Processo de escrita Narrativa Trabalho cooperativo Writing Writing process Narrative Cooperative work |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Prática
de Ensino Supervisionada, enquadrada no mestrado profissionalizante em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo
do Ensino Básico, no Instituto da Educação da Universidade do Minho. A implementação do projeto
de intervenção pedagógica desenvolveu-se numa escola de Ensino Básico do 2.º e 3.ºciclos do
concelho de Braga, mais concretamente numa turma do 5.º de escolaridade na disciplina de
Português.
O projeto Escrever para Aprender: Estratégias de aperfeiçoamento da escrita de narrativas
centrou-se no desenvolvimento da expressão escrita, mais especificamente, na dimensão
processual da sua composição. Neste sentido norteou-se pelas seguintes questões de
investigação: “a) Que diferentes estratégias de planificação, textualização e revisão poderão ser
usadas na escrita de textos narrativos?”; “b) Qual o impacto do processo de escrita na melhoria
da qualidade dos textos produzidos?”; “c) Qual a relação entre a planificação de textos e os textos
produzidos?”, tendo, por conseguinte, como principal objetivo interiorizar a dimensão processual
da escrita: planificar, redigir e rever, de forma a aperfeiçoar a escrita de narrativas.
A metodologia de trabalho privilegiou uma abordagem qualitativa de investigação ação, de
forma a possibilitar a recolha e o tratamento de informação, assim como a delimitação das
estratégias de ação adequadas à resolução dos problemas identificados nos momentos
antecedentes à intervenção e decorrentes da mesma. Além disso, adotou-se uma metodologia de
trabalho focalizada na aprendizagem cooperativa, mais especificamente no trabalho em pares,
com a finalidade de promover competências relacionadas com a aprendizagem cooperativa, assim
como a escrita reflexiva através da auto e heterocorreção.
Após a implementação das estratégias de intervenção pedagógica, foi possível identificar
uma evolução na capacidade de expressão escrita dos alunos tendo em conta o trabalho
desenvolvido em torno do processo de composição de textos narrativos: planificação, redação e
revisão. This internship report was developed within the course unit of Supervised Teaching Practice, of the professional master degree in Teaching of the 1st and 2nd Cycle of Basic Education. The implementation of the project of pedagogical intervention was conducted in a Basic School of the 2nd and 3rd cycles of Braga, more precisely in a 5th year class in the Portuguese language classes. The project "Writing for Learning: Strategies for Improving Narrative Writing" had the focus on the development of written expression, more specifically, on the procedural dimension of its composition. In this sense it was guided by the following research questions: "a) What different strategies of planning, textualization and revision can be used in the writing of narrative texts?"; "b) What is the impact of the writing process on improving the quality of the texts produced?"; "c) What is the relationship between the planning of texts and the texts produced?", having, therefore, as main objective to internalize the procedural dimension of writing: planning, drafting and review, in order to improve the writing of narratives. The work adopted a qualitative approach to action research, in order to enable the collection and treatment of information, as well as the delimitation of appropriate action strategies to solve the problems identified in the moments prior to and resulting from the intervention. In addition, a working methodology focused on cooperative learning, more specifically on work in pairs, in order to promote cooperative learning-related skills, as well as reflective writing through self and heterocorrection. After the implementation of the pedagogical intervention, it was possible to identify an evolution in the capacity of written expression of the students taking into account the work developed in the process of composing narrative texts: planning, writing and revision. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57240 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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