Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57230

TítuloRecursos mnemotécnicos na aula de flauta transversal
Outro(s) título(s)Mnemotechnical resources in the flute classroom
Autor(es)Ferreira, Maria Salomé Ramos
Orientador(es)Abeijón, Ricardo Iván Barceló
Palavras-chaveMemória
Audiação
Flauta
Ensino
Música
Memory
Audiation
Flute
Teaching
Music
Data2017
Resumo(s)O presente relatório tem como intuito demonstrar a utilização da memorização e da audiação como ferramentas no desenvolvimento performativo do aluno enquanto estudante de flauta transversal, no âmbito do ensino vocacional da música. Daí o título deste projeto: Recursos Mnemotécnicos na aula de Flauta Transversal. Todos os alunos envolvidos neste projeto frequentam a classe de flauta transversal na Academia de Música Valentim Moreira de Sá, sendo que quatro destes alunos frequentam o 3º, 4º e 5º grau do ensino articulado e o quinto elemento frequenta o 8º grau em regime supletivo. A escolha deste tema surge de um reconhecimento, suportado pela minha experiência pessoal, dos benefícios inerentes ao desenvolvimento das ferramentas de memorização e audiação na performance musical. Na sequência disso, foi um dos objetivos deste projeto perceber até que ponto é viável e favorável ao aluno a utilização de tais ferramentas em sala de aula. Este projeto direcionou-se assim para a investigação acerca de quais os fatores que podem influenciar o processo de memorização e como podem ser desenvolvidas estratégias de modo a enriquecer as capacidades performativas do aluno. Desta forma foram realizados exercícios no sentido de trabalhar elementos musicais (tais como padrões rítmicos e melódicos) mas também explorar as emoções como fatores que podem influenciar os tipos de memória mais utilizados pelos músicos, nomeadamente, visual, auditiva, analítica e cinestésica/mecânica. Por conseguinte, os processos de memorização foram analisados observando principalmente os intervalos de tempo necessários para a memorização completa de cada exercício, tendo como objetivo tirar ilações relativamente às vantagens e ou desvantagens que pode acarretar o ensino apoiado nestes moldes em sala de aula. Os resultados obtidos no decorrer dos exercícios demonstraram que existe uma tendência na diminuição do tempo necessário à memorização. A explicação poderá estar associada ao facto dos alunos terem compreendido as estratégias aplicadas e começarem a tornar-se cada vez mais autónomos como pretendido inicialmente. Em síntese pode-se concluir que a sua utilização é benéfica para o desenvolvimento do aluno enquanto músico e deve ser algo a incluir na sala de aula.
The purpose of the report that follows is to show the use of memorization and audiation, as tools for the performative development of the student as a flute apprentice, as far as the vocational teaching of music is concerned. Thus the title of the project “Mnemotechnical Resources in the Flute Classroom”. All the students involved in the development of this project attend the Flute Class at Academia de Música Valentim Moreira de Sá, in Guimarães. Four of them attend the third, the fourth and the fifth grades of “ensino articulado” (a specific official and governmentally supported curriculum that includes the teaching of music and a musical instrument) and one of them attends the eighth grade in “regime supletivo” (which also corresponds to the official curriculum, yet without governmental financial support). The main reason for the choice of this subject comes from the recognition, supported by my own personal experience and the benefits associated with the development of the memorization and audiation tools in musical performance. Accordingly, one of the objectives of this project was to understand whether it is viable and favourable for the student to use such tools in the classroom or not. This project was especially directed to the research of which factors may influence the process of memorization and the way in which strategies can be developed so as to improve the performative capacities of the students. This way, a whole group of exercises was carried out, not only to work musical elements (such as rhythmic and melodic patterns), but also explore the emotions as factors that may influence the types of memory more commonly used by musicians, namely visual, aural, analytical and kinaesthetic/mechanical. In sequence, the memorization processes were analysed and particular attention was paid to the intervals of time required for the complete memorization of each exercise, bearing in mind that the main objective was to come to conclusions as for the advantages and disadvantages of using these methods in the classroom. The results obtained while doing the exercises, show that there is a tendency to reduce the time which takes to memorization. The explanation may be associated with the fact that the students understood the strategies applied and thus managed to become more autonomous, as initially intended. In a nutshell, this means that it is possible to come to the conclusion that their use is beneficial for the development of the apprentice as a musician and should obviously be included in the classroom.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de Música
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57230
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Salomé Ramos Ferreira.pdf
Acesso restrito!
2,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID