Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57204
Título: | O Canto como ferramenta pedagógica no ensino - aprendizagem de Oboé no ensino especializado de Música |
Outro(s) título(s): | Singing as a pedagogical tool in the teaching - learning of Oboe in specialized music education |
Autor(es): | Moreira, Joana Marisa Carvalho |
Orientador(es): | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes |
Palavras-chave: | Canto Oboé Afinação Respiração TonalEnergy Tuner Singing Tuning Breathing |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de
Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano letivo
2016/2017, na Academia de Música de Castelo de Paiva nos Grupos de Recrutamento M14 – Oboé, e
M32 - Conjuntos Vocais e/ou Instrumentais; Orquestra; Música de Câmara; Coro; Classe de Conjunto.
O Projeto de Intervenção Pedagógica teve como objeto o recurso ao Canto na aprendizagem de
Oboé, procurando aferir a aplicabilidade e as potencialidades desta ferramenta pedagógica na otimização
da afinação, leitura, expressividade, fraseado, respiração e timbre. A mesma foi realizada em 4 alunos
do ensino básico e do ensino articulado e complementar de música. Foi utilizada uma aplicação
audiovisual - TonalEnergy Tuner -, como ferramenta para recolha de dados (afinação, tempo, medição
de frequências), dando ênfase à gravação de uma escala maior, alvo de uma análise mais aprofundada
para investigação. A aplicação foi também utilizada aquando da aplicação das técnicas vocais, como
ferramenta de auxílio da medição de tempo (através do metrónomo) e afinação.
Para além da utilização da aplicação, para fins investigativos foram também realizados Inquéritos
em forma de questionários aos alunos em intervenção e a 34 professores de instrumentos de sopro. Dos
dados recolhidos conclui-se que a intervenção pedagógica teve um impacto positivo no contexto de
estágio e o canto mostra-se uma potencial ferramenta para o estudo de um instrumento musical,
nomeadamente do Oboé. Para resultados mais alargados, é necessário a realização de um estudo a
longo prazo. This report was written within the scope of the Professional Internship of the Master’s Degree in Music Education at University of Minho and reflects the Pedagogical Intervention carried out during the academic year 2016/2017, at the Castelo de Paiva Music Academy in Recruitment Groups M14 – Oboe and M32 – Vocal and/or Instrumental Ensembles; Orchestra; Chamber Music; Choir; Group Class. The Pedagogical Intervention Project had the use of singing while learning the Oboe as its object, seeking to assess the applicability and potential of this pedagogical tool in the optimization of tuning, reading, expressiveness, phrasing, breathing and tone. This was carried out in 4 students of basic education of articulated and complementary teaching of music. An audiovisual application - TonalEnergy Tuner - was used as a tool for data collection (tuning, time, frequency measurement), emphasizing the recording of a major scale, target of a more in-depth analysis for research. TonalEnergy Tuner was also used in the application of vocal techniques, as a tool to aid in measuring tempo (through the metronome) and tuning. In addition to using the application and also for investigation purposes, surveys were conducted in the form of questionnaires to the students in the intervention and 34 teachers of wind instruments. From the collected data it is concluded that the pedagogical intervention had a positive impact in an internship context and singing is a potential tool for playing a musical instrument, namely the Oboe. For larger results, a long-term study is required. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57204 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado IE - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joana Marisa Carvalho Moreira.pdf | Relatório de Estágio | 3,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |