Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57119
Título: | O canto coral a capella no desenvolvimento da acuidade auditiva no ensino especializado de música |
Outro(s) título(s): | A capella choral singing in the development of auditory acuity in specialized music education |
Autor(es): | Silva, Emanuel Ferreira Soares da |
Orientador(es): | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes |
Palavras-chave: | Canto coral Acuidade auditiva Audiação Ensino em grupo Choral singing Auditory acuity Audiology Group teaching |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O presente relatório é elaborado no âmbito do Estágio Profissional do Mestrado em Ensino de
Música da Universidade do Minho e reflete a Intervenção Pedagógica realizada durante o ano
letivo 2015/2016, no Centro de Cultura Musical (CCM/Artave), nos Grupos de Recrutamento M28
- Formação Musical; Educação Musical.e M32 – Música de Conjunto/Coro.
A Intervenção Pedagógica, de caráter metodológico investigação-ação, teve como objetivo
estimular a prática coral e aferir das vantagens do canto a capella no aperfeiçoamento da
audiação e acuidade auditiva dos alunos. Para o efeito, foi promovida no âmbito da Formação
Musical e da Classe de Conjunto vocal a entoação de padrões melódicos e harmónicos sem
instrumento acompanhador em distintas formações do coro.
A Intervenção foi avaliada através de grelhas de observação, da aplicação de questionários, pré e
pós intervenção aos alunos intervenientes, e das reflexões das aulas dadas, tendo-se verificado
nos alunos uma melhoria da acuidade auditiva, bem como uma maior consciencialização da
importância do canto coral a capella na formação dos alunos de música no ensino especializado. This report is prepared within the scope of the professional Internship of a Master's Degree in Music Education at the University of Minho and reflects the Pedagogical Intervention carried out during the academic year 2015/2016, at the Music Culture Center (CCM/Artave), Recruitment Groups M28 - Musical Training; Musical Education and M32 – Ensemble/Choir. The Pedagogical Intervention, of methodological nature in research-action, had as its object the A Capella choral practice in the formation of a musician, and to assess the advantages of choral practice in the improvement of the audiology and auditory acuity of the Students. For this purpose, it was promoted in the scope of the musical formation and the class of vocal ensemble the entoation of melodic and harmonic patterns without accompanying instrument in different formations of choir. Intervention was assessed through observation grids, questionnaires, pre and post intervention of the students, and reflections of the given classes, with an improvement in auditory acuity in the students, as well as greater awareness of the importance of A Capella choral singing and in the training of music students in specialized education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57119 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Emanuel Ferreira Soares da Silva.pdf | 5,76 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |