Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/57108
Título: | A escola do século XXI: monitorização do estudo do violino através das novas tecnologias |
Outro(s) título(s): | The school of the 21st century: monitoring the study of the violin through new technologies |
Autor(es): | Durães, Dora Isabel Correia |
Orientador(es): | Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro |
Palavras-chave: | Novas tecnologias Apoio ao estudo Violino New technologies Study support Violin |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | no âmbito do estágio do Mestrado em Ensino de Música da Universidade do Minho, foi
implementado um projeto de intervenção pedagógica supervisionada.
O projeto de intervenção visou avaliar o impacto das novas tecnologias como ferramenta de apoio
ao ensino e à aprendizagem do violino, mais especificamente a utilização da aplicação EDMODO.
À procura de estratégias e soluções que melhorem a educação, esta aplicação permitiu a
transmissão de conteúdos lecionados externos à sala de aula, com o propósito de apoiar o estudo
individual do aluno através da iniciativa de rotinas diárias de exercícios, mas, também com o intuito
de instruir musicalmente os alunos e expandir o ambiente de aprendizagem.
A investigação teve como alvo dois alunos do III grau de violino da Academia de Música de Viana
do Castelo, com o objetivo de os preparar para um Concurso de Música de Câmara.
Realizou-se um vídeo para analise da performance dos alunos. Através da utilização da plataforma
EDMODO foi possível corrigir e aprimorar alguns dos erros encontrados. Depois de detetadas as
dificuldades dos alunos, foram elaborados vídeos onde se apresentavam soluções e técnicas para
aperfeiçoar a performance da obra trabalhada.
Diariamente, eram enviadas, através da plataforma, tarefas que requeriam o feedback dos alunos,
em formato de vídeo, onde poderiam expor as suas dificuldades ou fazer comentários, bem como
a utilização de vídeo chamada (Skype) para apoio. Usando a aplicação foi possível satisfazer as
dúvidas à distância, a qualquer hora e em qualquer lugar, o que permitiu aos alunos ultrapassar
as dificuldades que sentiam durante o estudo fora de aula.
Verificaram-se melhorias significativas relativas à eficácia e qualidade do tempo de estudo, bem
como no enfoque dos erros. Inserted in the scope of the masters degree course in music teaching at University of Minho, a supervised pedagogical intervention project was implemented. The intervention project aimed to evaluate the impact of new technologies as a tool to support the teaching and learning of the violin, more specifically the use of the EDMODO application. In search of strategies and solutions that improve education, this application allowed the transmission of contents taught outside the classroom, with the purpose of supporting individual student study through the initiative of daily exercise routines, but also with the intention to instruct students musically and to expand the learning environment. The research was aimed at two students of the violin III degree at the Music Academy of Viana do Castelo, in order to prepare them for a Chamber Music Competition. A video was made prior to the implementation of the project. By using the EDMODO platform it was possible to correct and refine some of the errors that had been verified in student’s performances. After detecting the difficulties of the students, videos where made to present solutions and techniques to improve the performances of the studied work. On a daily basis, tasks where sent by video format, which required the student´s feedbacks where they could expose their difficulties or make comments, as well as the use of video call (Skype) for support. Using the application, it was possible to satisfy the doubts at a distance at any given time and place, which allowed the students to overcome the difficulties felt during the study outside of class. There have been significant improvements in efficacy and quality of study time, as well as error focus. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/57108 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dora Isabel Correia Durães.pdf | 6,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
Anexo Final do Relatório de Estágio - Dora Durães.mp4 | 522,02 MB | Unknown | Ver/Abrir |