Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/57086

TítuloPrefácio [a Processo interativo de formação docente: uma perspetiva emancipatória na constituição do currículo escolar]
Autor(es)Carvalho, Graça Simões de
Palavras-chaveFormação docente
Situação de estudo
Data2018
EditoraEditora Appris
CitaçãoCarvalho, G.S. (2018). Prefácio. In: E.T.O. Boff & J.C. Del-Pino (Autores). Processo interativo de formação docente: uma perspetiva emancipatória na constituição do currículo escolar. Curitiba: Editora Appris Lda.
Resumo(s)Este livro procura argumentar as necessárias transformações na implementação do currículo, através dum processo interativo constituído no ambiente escolar, com foco no espaço real de sala de aula. Discute-se, portanto, o processo de transformação do currículo escolar na perspetiva de produzir e implementar uma inovação curricular que rompa com aquele modelo tradicional que trata o aluno como um objeto estático e isolado de seu meio cultural e social, sem vez nem voz. E é neste contexto que surge, neste livro, a proposta de trabalho em Situação de Estudo (SE) que consiste num processo de significação conceitual das Ciências pela pesquisa, em que uma dada temática de relevância social, identificada nos contextos de vivência dos alunos, é concebida, produzida, desenvolvida e analisada na mediação dos sujeitos e dos conceitos que começam a ser significados. Este é um processo que, em síntese, se desenvolve em quatro momentos: (i) identificação da situação a ser estudada, que deverá ser complexa e real; (ii) produção da SE com elaboração de atividades e textos pelo grupo de professores e especialistas da temática; (iii) desenvolvimento da SE em contexto de sala de aula e avaliação do processo para (re)planejamento; (iv) avaliação global do processo implementado para a reelaboração e proposição de novas SEs.
TipoPrefácio
URIhttps://hdl.handle.net/1822/57086
ISBN978-85-473-1347-0
Versão da editorahttps://www.editoraappris.com.br/produto/2187-processo-interativo-de-formao-docente-uma-perspectiva-emancipatria-na-constituio-do-currculo-escolar
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:CIEC - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Prefacio_SituacaoDeEstudo.pdf
Acesso restrito!
7,41 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID