Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56998

TítuloQualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação
Outro(s) título(s)Calidad docente en la educación superior: sentidos de la evaluación
Quality of teaching in higher education: meanings on the evaluation process
Autor(es)Bisinoto, Cynthia
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveEducação superior
Avaliação da educação
Inquéritos pedagógicos
Qualidade do ensino
Educación superior
Evaluación de la educación
Investigaciones pedagógicas
Calidad de la enseñanza
Higher education
Teaching evaluation
Pedagogic inquiry
Teaching quality
Data2017
EditoraFundação Carlos Chagas
RevistaEstudos em Avaliação Educacional
CitaçãoBisinoto, C., & Almeida, L. S. (2017). Qualidade do ensino na educação superior: Sentidos sobre a avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, 28(69), 774-803. doi:10.18222/eae.v28i69.4370
Resumo(s)A prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas, o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino. Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem.
La práctica de evaluar la enseñanza es ampliamente utilizada en la educación superior para asegurar y mejorar la calidad de la formación, sin embargo, está impregnada por una serie de tensiones y conflictos. Para aprehender los significados atribuidos a la evaluación de la enseñanza, se entrevistó a estudiantes y profesores de una universidad pública. Como marco de las entrevistas se analizó el Manual de Calidad de la universidad. Estudiantes y profesores son favorables a la evaluación de la enseñanza, pero subrayan la poca difusión de los resultados y el poco uso práctico del feedback que se obtiene. Los docentes requieren estrategias de apoyo institucional. La universidad posee un complejo sistema de calidad centrado en la recogida de la información, y carece de implementación de medidas de apoyo y promoción de la enseñanza. Se identifican como desafíos la efectiva implantación del aprendizaje centrado en el estudiante y la capacidad de reunir evidencias que lo demuestren, por medio de las prácticas de enseñanza-aprendizaje.
Teaching evaluation is widely used in higher education under the argument of ensuring and improving the quality of student experience; however, it is embedded in a series of tensions and conflicts. With the objective of understanding the meanings attributed to teaching evaluation, students and professors of a public university were interviewed. In addition, the Manual of the Quality of the university for framing such interviews was analyzed. Students and professors are in favor of teaching evaluation, but they emphasize the lack of publicity given to the results, and the weak practical use of the feedback collected. Professors require institutional support. The university has a complex system of quality centered around the collection of information, lacking both support measures and the promotion of teaching. The effective application of student-centered learning, and the ability to gather evidence to demonstrate it using teaching-learning practices, are identified as the challenges.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56998
DOI10.18222/eae.v28i69.4370
ISSN1984-932X
Versão da editorahttp://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4370
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Qualidade do ensino na educação superior_Sentidos sobre a avaliação.pdf508,85 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID