Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56998
Título: | Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação |
Outro(s) título(s): | Calidad docente en la educación superior: sentidos de la evaluación Quality of teaching in higher education: meanings on the evaluation process |
Autor(es): | Bisinoto, Cynthia Almeida, Leandro S. |
Palavras-chave: | Educação superior Avaliação da educação Inquéritos pedagógicos Qualidade do ensino Educación superior Evaluación de la educación Investigaciones pedagógicas Calidad de la enseñanza Higher education Teaching evaluation Pedagogic inquiry Teaching quality |
Data: | 2017 |
Editora: | Fundação Carlos Chagas |
Revista: | Estudos em Avaliação Educacional |
Citação: | Bisinoto, C., & Almeida, L. S. (2017). Qualidade do ensino na educação superior: Sentidos sobre a avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, 28(69), 774-803. doi:10.18222/eae.v28i69.4370 |
Resumo(s): | A prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na
educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a
qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de
tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos
à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade
pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas,
o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e
professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca
difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os
professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade
tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da
informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino.
Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem
centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a
demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem. La práctica de evaluar la enseñanza es ampliamente utilizada en la educación superior para asegurar y mejorar la calidad de la formación, sin embargo, está impregnada por una serie de tensiones y conflictos. Para aprehender los significados atribuidos a la evaluación de la enseñanza, se entrevistó a estudiantes y profesores de una universidad pública. Como marco de las entrevistas se analizó el Manual de Calidad de la universidad. Estudiantes y profesores son favorables a la evaluación de la enseñanza, pero subrayan la poca difusión de los resultados y el poco uso práctico del feedback que se obtiene. Los docentes requieren estrategias de apoyo institucional. La universidad posee un complejo sistema de calidad centrado en la recogida de la información, y carece de implementación de medidas de apoyo y promoción de la enseñanza. Se identifican como desafíos la efectiva implantación del aprendizaje centrado en el estudiante y la capacidad de reunir evidencias que lo demuestren, por medio de las prácticas de enseñanza-aprendizaje. Teaching evaluation is widely used in higher education under the argument of ensuring and improving the quality of student experience; however, it is embedded in a series of tensions and conflicts. With the objective of understanding the meanings attributed to teaching evaluation, students and professors of a public university were interviewed. In addition, the Manual of the Quality of the university for framing such interviews was analyzed. Students and professors are in favor of teaching evaluation, but they emphasize the lack of publicity given to the results, and the weak practical use of the feedback collected. Professors require institutional support. The university has a complex system of quality centered around the collection of information, lacking both support measures and the promotion of teaching. The effective application of student-centered learning, and the ability to gather evidence to demonstrate it using teaching-learning practices, are identified as the challenges. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56998 |
DOI: | 10.18222/eae.v28i69.4370 |
ISSN: | 1984-932X |
Versão da editora: | http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/4370 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Qualidade do ensino na educação superior_Sentidos sobre a avaliação.pdf | 508,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |