Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56987

TítuloInovações no desenho de MOOC em contexto de desenvolvimento profissional de professores
Autor(es)Gonçalves, Bruno Miguel Ferreira
Osório, António José
Palavras-chaveConectivismo
Desenvolvimento profissional de professores
Massive open online courses (MOOC)
Sociedade em rede
Technological pedagogical and content knowledge (TPACK)
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Data2018
EditoraUniversidade de Lisboa
CitaçãoGonçalves, B. M. F., & Osório, A. J. M. (2018). Inovações no desenho de MOOC em contexto de desenvolvimento profissional de professores. In A. Pedro, J. Piedade, J. F. Matos, N. Dorotea, & N. Pedro (Eds.), Livro de Atas do V Congresso Internacional TIC e Educação (pp. 1238-1251). Lisboa: Universidade de Lisboa.
Resumo(s)O uso das tecnologias é atualmente uma realidade no universo educativo, sobretudo, pelas oportunidades que as mesmas oferecem a todos os atores no processo de ensino-aprendizagem. Neste sentido, como forma de criar condições para o exercício da profissão docente e, consequentemente, melhorar a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, considera-se indispensável que os professores invistam num processo de desenvolvimento profissional orientado para a utilização efetiva das tecnologias na sua prática educativa. Embora as tecnologias estejam, atualmente, na agenda das instituições educativas, o desenvolvimento da sociedade em rede e a própria evolução tecnológica são fenómenos complexos. O conectivismo que, aborda o conhecimento como algo distribuído numa rede de conexões, surge como uma teoria de aprendizagem que possibilita a compreensão de todo este processo complexo e transformativo. Assim, na presente pesquisa, estudam-se os Massive Open Online Courses (MOOC) por se considerarem a expressão mais popularizada do conectivismo. Neste sentido, recorrendo-se aos resultados obtidos numa investigação doutoral, procura-se, através da metodologia de estudo de caso múltiplo, identificar um conjunto de inovações a introduzir no desenho dos MOOC em contexto de desenvolvimento profissional de professores. O Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) é utilizado como modelo teórico do presente estudo para, através das suas principais dimensões, responder à questão de investigação formulada. Os resultados sugerem a implementação de um conjunto de inovações a introduzir no funcionamento dos MOOC para melhor os adaptar ao processo de desenvolvimento profissional de professores. Estas inovações são categorizadas em três dimensões do conhecimento do modelo TPACK, fundamentais para a concretização do processo de desenvolvimento profissional de professores e, consequentemente, para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem num ambiente conectivista.
The use of technologies is currently a reality in the educational universe, especially regarding the opportunities they offer to all actors in the teaching-learning process. In this sense, as a way of creating conditions for the exercise of the teaching profession and, consequently, improving the quality of the teaching-learning process, it is considered indispensable that teachers invest in a process of professional development oriented towards the effective use of the technologies in their educational practice. Although technologies are currently on the agenda of educational institutions, the development of a networked society and the technological evolution itself are complex phenomena. Connectivism, which approaches knowledge as something distributed in a network of connections, emerges as a learning theory that makes the understanding of this whole complex and transformative process possible. Thus, in the present research, the Massive Open Online Courses (MOOC) are studied because they are considered the most popularized expression of connectivism. In this sense, using the results obtained in a doctoral research, through the methodology of multiple case study, it is sought to identify a set of innovations to be introduced in the design of MOOC in the context of the professional development of teachers. The Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) is used as the theoretical model of the present study to, through its main dimensions, answer the question of investigation. The results suggest that the implementation of a set of innovations should to be introduced in the functioning of the MOOC to better adapt them to the professional development process of teachers. These innovations are categorized in three dimensions of knowledge of the TPACK model, fundamental for the realization of the professional development process of teachers and, consequently, for the improvement of the quality of the teaching-learning process in a connectivist environment.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/56987
ISBN978-989-8753-46-5
Versão da editorahttp://ticeduca2018.ie.ulisboa.pt/?page_id=1905
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inovações no desenho de MOOC em contexto de desenvolvimento profissional de professores.pdf360,22 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID