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https://hdl.handle.net/1822/56959
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Silva, Sónia Maria da Silva Faria Nogueira da | por |
dc.contributor.author | Lemos, Ana Rita Gouveia Cunha Machado | por |
dc.date.accessioned | 2018-11-15T11:24:10Z | - |
dc.date.available | 2022-01-01T07:00:27Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.date.submitted | 2018 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/56959 | - |
dc.description | Dissertação de mestrado em Finanças | por |
dc.description.abstract | Recent literature point out that investors are more aware about social issues and that drive them to apply socially responsible screens when building their portfolios. Therefore, the main goal of this study is to evaluate the financial performance of investments with high socially responsible ratings in comparison with low-rated investments. To test our hypotheses, we collect data from Asset4, namely (social) ratings targeting a sample of U.S. companies and formed portfolios according to different social sub-indicators, which included human rights, diversity, health and safety. Our sample covers the 2003-2016 period. We use unconditional and conditional models to evaluate performance, conditioning our models to the economic cycle. Our results suggest that socially high-rated portfolios generate more returns comparing to low-rated portfolios; however, this difference is not significant. Comparing with two benchmark indexes - S&P500 and FTSE4GOOD – investing in the high-rated portfolios generate higher returns; once, this difference is not significant. Furthermore, we extend our analysis across industries and observe that Retail generates higher returns in the case of high-rated portfolios and in the case of the long-short strategy (highlow rated portfolios). | por |
dc.description.abstract | A literatura sugere que os investidores estão cada vez mais conscientes sobre questões sociais, o que os levam a querer investir em carteiras socialmente responsáveis. Portanto, o principal objetivo deste estudo é avaliar e comparar o desempenho financeiro de investimentos de carteiras constituídas por empresas com uma alta classificação social com carteiras que contêm empresas com uma menor classificação social. Para testar as nossas hipóteses, recolhemos as classificações sociais das empresas dos EUA através da plataforma Asset4 e formamos carteiras de acordo com diferentes subindicadores sociais, incluindo direitos humanos, diversidade, saúde e segurança. O período de análise é de 2003 a 2016, o que prefaz o total de 13 anos de amostra. Para avaliar o desempenho das carteiras, usamos modelos incondicionais e condicionais, de acordo com as condições económicas. Os nossos resultados sugerem que as carteiras que contêm as empresas com uma maior classificação social geram maior retorno em comparação com as carteiras que contêm as empresas com menor classificação social. No entanto, essa diferença não é significativa. Comparando com dois índices de referência - S&P500 e FTSE4GOOD -, investir nas carteiras que contêm as empresas com maior classificação social gera retornos mais elevados; Mas mais uma vez, essa diferença não é significativa. Além disso, estendemos nossa análise para todos os setores e observamos que o setor que gera retornos mais elevados, tanto nas carteiras com as empresas melhor classificadas em termos sociais como na estratégia long-short é o Retalho. | por |
dc.language.iso | eng | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.title | Does social screening impact portfolio performance?: specific case of U.S. market | eng |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202016323 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 13 valores | por |
sdum.uoei | Escola de Economia e Gestão | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Rita Gouveia Cunha Machado Lemos.pdf | Dissertação de Mestrado | 3,66 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |