Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/56940

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Lizianepor
dc.contributor.authorDionor, Grégry Alvespor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.contributor.authorEl-Hani, Charbel Niñopor
dc.date.accessioned2018-11-14T08:43:37Z-
dc.date.available2018-11-14T08:43:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationMartins, L., Dionor, G.A., Carvalho, G.S. & El-Hani, C.N. (2017). Abordagens da Saúde e Livros Didáticos: o Ensino de Biologia Brasileiro. In: Anais XI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Florianópolis, SC, Brasil, 3-6 julho 2017. pp.1-10.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/56940-
dc.description.abstractO livro didático desempenha papel central nos processos educacionais, sendo geralmente o único material de professores e estudantes. Porém, estudos têm mostrado suas diversas limitações. Assim, focando no ensino sobre saúde, investigamos, através da análise de conteúdo, os 24 livros didáticos de Biologia aprovados no PNLD/2012. A análise foi realizada por meio de um instrumento que contemplou diversas variáveis típicas destas abordagens da saúde, através da sistematização de indicadores de saúde (conceito, determinantes, restauração, intervenções, etiologia, prevenção e aspectos), a partir dos quais podem ser identificadas as abordagens da saúde: biomédica ou socioecológica. Os resultados mostraram que uma abordagem biomédica da saúde, reducionista e focada apenas nos aspectos biológicos, predomina nos livros didáticos, apesar da abordagem socioecológica ter despontado como a mais adequada, por promover uma compreensão mais abrangente e integral da saúde, abordando-a como direito e dever dos indivíduos e das comunidades.por
dc.description.abstractThe textbook plays a central role in educational processes, and is generally the only material for teachers and students. However, studies have shown their various limitations. Thus, focusing on health education, we investigated, through content analysis, the 24 Biology textbooks approved in PNLD/2012. The analysis was performed through an instrument that contemplated several variables typical of these health approaches, through the systematization of health indicators (concept, determinants, restoration, interventions, etiology, prevention and aspects), from which health approaches can be identified: biomedical or socioecological. The results showed that a biomedical approach to health, reductionist and focused only on biological aspects, predominates in textbooks, although the socioecological approach has emerged as the most adequate, promoting a more embracing and comprehensive understanding of health, approaching it as right and duty of individuals and communities.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectScience Educationpor
dc.subjectEducação em saúdepor
dc.subjectHealth educationpor
dc.subjectAnálise de conteúdopor
dc.subjectContent analysispor
dc.titleAbordagens da saúde em livros didáticos brasileiro do ensino médiopor
dc.title.alternativeHealth approaches in brazilian high school textbookspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage10por
oaire.citationConferencePlaceFlorianópolis, SC, Brasilpor
dc.identifier.eissn1809-5100-
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationAnais XI ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências)por
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENPEC2017-AbordagenSaude.pdf702,01 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID