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https://hdl.handle.net/1822/56930
Título: | Escolhas e consumos alimentares dos alunos do 2.º e 3.º ciclo no refeitório escolar |
Autor(es): | Reis, Elsa Carvalho, Graça Simões de |
Editor(es): | Anastácio, Zélia Carvalho, Graça Simões de Pereira, Beatriz |
Palavras-chave: | Alimentação saudável Refeitório escolar Consumos alimentares Cantina escolar |
Data: | 2018 |
Editora: | Novas Edições Acadêmicas |
Citação: | Escolhas e consumos alimentares dos alunos do 2.º e 3.º ciclo no refeitório escolar. In: Anastácio, Z., Carvalho, G. S. & Pereira, B. (Coord.) Atividade Física, Saúde e Lazer: Desenvolvimento Infantil e Comportamentos Alimentares. Riga: Novas Edições Acadêmicas. pp. 103-120. |
Resumo(s): | Os refeitórios escolares devem ser espaços de socialização que promovam refeições aprazíveis, práticas alimentares adequadas e que contribuam para capacitar os alunos a fazerem escolhas e consolidarem hábitos alimentares saudáveis. Embora as refeições servidas possam ser nutricionalmente equilibradas, tal não garante que os consumos realizados pelos alunos também o sejam, pelo que importa averiguar as suas escolhas no refeitório e o consumo efetivo. Nesta perspetiva, caracterizou-se o serviço de alimentação oferecido no refeitório duma escola do Alentejo Central e analisaram-se os comportamentos dos alunos do 2.º e do 3.º Ciclo, ao almoço. Identificaram-se aspetos positivos e eventuais necessidades de melhoria da sua alimentação para elaborar recomendações que a beneficiem. Para tal, recorreu-se a uma pluralidade de técnicas de recolha de informação, nomeadamente, análise documental, observação sistemática, entrevistas semiestruturadas e questionários, conjugando metodologias qualitativas e quantitativas, procedendo-se depois à análise integrada e triangulação dos dados obtidos. Verificou-se que o refeitório reunia condições para prestação do serviço a que se destinava. As refeições servidas eram hipocalóricas, qualitativamente aceitáveis, no entanto, o aporte nutricional variava também com as escolhas e preferências dos alunos em função da sua maior ou menor aceitação dos alimentos. O género e o ciclo de ensino condicionaram os comportamentos alimentares dos alunos e a sua satisfação com o serviço de alimentação escolar. As raparigas consumiram mais sopa e vegetais e os rapazes mais pão e fruta. Os alunos do 2.º Ciclo fizeram consumos alimentares mais saudáveis do que os do 3.º, ingerindo com maior frequência peixe, acompanhamento de vegetais e fruta, mas os de ciclo de ensino mais elevado foram muito mais críticos e exigentes com o serviço. Sublinha-se a necessidade de ter em consideração o género e o ciclo de ensino dos alunos, aquando do planeamento de programas de intervenção em Educação para a Saúde relacionados com a alimentação nos refeitórios escolares. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56930 |
ISBN: | 978-620-2-03648-1 |
Versão da editora: | https://www.morebooks.de/store/pt/book/atividade-f%C3%ADsica,-sa%C3%BAde-e-lazer/isbn/978-620-2-03648-1 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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AFSL-2018_Refeitorio.pdf Acesso restrito! | 7,63 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |