Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/5669

Título“Comunicação persuasiva” – As conclusões do Seminário
Autor(es)Alves, Aníbal
Palavras-chaveComunicação persuasiva
Publicidade
Relações públicas
Comunicação estratégica
Acção comunicativa
Data2005
EditoraUniversidade do Minho. Núcleo de Estudos de Comunicação e Sociedade (NECS)
Citação"Comunicação e sociedade". ISSN 1645-2089. 8 (2005) 1-5.
Resumo(s)Dá-se conta neste breve balanço do Seminário Internacional “A Comunicação Persuasiva: como a perspectivam os Académicos e os Profissionais?” realizado na Universidade do Minho, em 29 e 30 de Outubro de 2004, no qual intervieram, principalmente, os professores estrangeiros convidados, Charo Sádaba, Alfredo Arceo e Ugo Volli, os profissionais Luís Rosendo, João Mendes Maria e Ricardo Miranda, o moderador, professor Aníbal Alves, e as relatoras, doutoras Helena Gonçalves e Helena Pires. Os investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do Projecto do Mediascópio, estão conscientes da pouco adequada denominação, “Comunicação persuasiva”, para designar a “essa inevitável pretensão” de eficiência, inerente a certos actos de comunicação humana. Tal não os impediu de suscitar este oportuno encontro sobre o estado da arte da comunicação persuasiva, que também pode ser chamada, estratégica, apelativa, ou, simplesmente, acção comunicacional.
This is a brief report of the International Seminar, “Persuading Communication, in the view of Scholars and Professionals”, at Universidade do Minho, 30th October 2005. As main speakers were present the foreign professors Charo Sádaba, Alfredo Arceo and Ugo Volli, the professionals Luís Rosendo, João Mendes Maria and Ricardo Miranda, the coordinator, Professor Aníbal Alves and the commentators, Helena Gonçalves and Helena Pires. The researchers of the Center for Communication and Society Studies and of the Mediascópio Group are aware of the inadequate expression “Persuading Communication” for meaning “that unavoidable pretension” of efficiency, that is inherent to human communication acts. Happily it was not a difficulty to block this opportune encounter on persuading communication, also called, strategic, appealing, or simply, communicative action.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/5669
ISSN1645-2089
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alves_A_comunicapersuasiva_2005.pdf65,49 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID