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https://hdl.handle.net/1822/56487
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Salgado, Ricardo Seiça | por |
dc.date.accessioned | 2018-10-22T11:34:21Z | - |
dc.date.available | 2018-10-22T11:34:21Z | - |
dc.date.issued | 2016-12 | - |
dc.identifier.citation | Salgado, Ricardo Seiça, 2016, “Resistência como marginalidade descentrada e o filme etnográfico como escrita performativa entre o arquivo e o repertório [Sobre o filme Estado de Excepção. CITAC: um projecto etno-histórico (1956-1978)]”. In Denize Correa Araujo, Eduardo Victorio Morettin e Vitor Reia-Baptista (eds.), Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais. Faro, Portugal, CIAC/Universidade do Algarve, pp. 601-627. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8859-01-3 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/56487 | - |
dc.description.abstract | O documentário Estado de Excepção é expressão e ferramenta metodológica de uma etnografia a um grupo de teatro que é janela aberta para o mundo, entre a experimentação teatral e o jogo libertino da resistência perante a ditadura do Estado Novo. O filme edita a dialogia do encontro etnográfico, entre o arquivo e o repertório, compondo-se como “escrita performativa”. Projetando a macro-história através da micro-história, descreve o ethos do grupo, uma marginalidade descentrada que emerge das suas formas alternativas de resistência criativa. No palco das manifestações teatrais de vanguarda e na rua do teatro político direto inverte-se a “relação de exceção” da modernidade que Agamben descreve, embora por via da resistência. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Algarve. Centro de investigação em Artes e Comunicação (CIAC) | por |
dc.relation | SFRH/BPD/100647/2014 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | teatro | por |
dc.subject | filme etnográfico | por |
dc.subject | resistência | por |
dc.subject | marginalidade | por |
dc.subject | estado de exceção | por |
dc.title | Resistência como marginalidade descentrada e o filme etnográfico como escrita performativa entre o arquivo e o repertório [Sobre o filme Estado de Excepção. CITAC: um projecto etno-histórico (1956-1978)] | por |
dc.type | bookPart | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://sapientia.ualg.pt/bitstream/10400.1/8962/4/Livro_Ditaduras%20revisitadas-3.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 601 | por |
oaire.citationEndPage | 627 | por |
oaire.citationIssue | 1.ª edição | por |
oaire.citationConferencePlace | Faro | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.bookTitle | Ditaduras Revisitadas: Cartografias, Memórias e Representações Audiovisuais | por |
Aparece nas coleções: | CRIA-UMinho - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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salgado_ricardo_seica_Resistencia como marginalidade descentrada e o filme etnografico como escrita performativa.pdf | 306,85 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |