Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56223
Título: | O desenvolvimento da educação literária com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico: relatório de atividade profissional |
Autor(es): | Segura, Joaquim Jorge Domingues |
Orientador(es): | Patrício, Rita |
Palavras-chave: | Cânone Leitura Literatura Práticas de leitura Educação literária Canon Reading Literature Reading practices Literary education |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | No presente trabalho, associa-se a descrição das atividades mais relevantes de
um percurso profissional a uma reflexão sobre o desenvolvimento da educação
literária com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.
Analisam-se as razões que podem justificar a resistência dos alunos face à
leitura literária e reflete-se sobre o papel que cabe ao professor no sentido de
encontrar respostas alternativas às práticas vigentes.
Neste sentido, propõe-se uma reflexão sobre as finalidades do ensino e da
aprendizagem da literatura na escola, bem como sobre aquilo que se lê e sobre
os modos utilizados para promover a educação literária.
Ao longo do relatório, privilegia-se a reflexão sobre práticas que permitem
implicar os alunos nos processos de reconstrução de significados, no quadro de
uma orientação dialógica e do entendimento da fala e da escrita enquanto
motores de mais e de melhor leitura. The present work provides an insight on the most relevant activities of a professional career along with a reflection on the development of literary education with students of the third cycle of Basic Education. The reasons that may justify the students' resistance to literary reading are analysed and the teacher’s role in finding alternative answers to current practices is thought upon. Therefore, an overview of the purposes of literature teaching and learning in school is provided, and a reflection about what is read and about the approaches used to promote literary education is also presented. In the course of this report, the main focus is on reading practices that allow students to be engaged in the meaning making processes, within the framework of a dialogical assumption and the perception of speaking and writing as fundamental features for more and better reading. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Teoria da Literatura e Literaturas Lusófonas |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56223 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Joaquim Jorge Domingues Segura.pdf Acesso restrito! | 6,12 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |