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https://hdl.handle.net/1822/56186
Título: | Enseñar y aprender a usar los diccionarios en el aula de ELE |
Autor(es): | Martins, Ana Isa Areal |
Orientador(es): | Dono López, Pedro |
Palavras-chave: | Diccionarios monolingües Diccionarios bilingües Autonomía Español como lengua extranjera Aprendizaje Investigación-acción Dicionário monolingues Dicionários bilingues Espanhol como língua estrangeira Aprendizagem Investigação-ação |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Los diccionarios tienen un papel fundamental en el aprendizaje de una lengua
extranjera (LE). Su utilización proporciona a los usuarios un mayor conocimiento de la
lengua, ayudando a mejorar su aprendizaje de léxico y competencias comunicativas;
fomenta el desarrollo de la autonomía en el aprendizaje, permitiendo a los alumnos poder
solucionar dudas relacionadas con términos o expresiones de una LE sin el apoyo de un
profesor. En este trabajo de investigación-acción se analizan las percepciones y
competencias de uso del diccionario de un grupo de niños entre los 9 y los 10 años,
recogiendo datos con cuestionarios y actividades de evaluación en dos momentos – antes
de una actividad formativa y después de esta. Con los resultados obtenidos en los
cuestionarios, después de la actividad formativa los alumnos reconocieron más
finalidades al uso del diccionario. Podemos confirmar que las competencias de uso del
diccionario han mejorado, siendo que los alumnos han tenido más respuestas correctas y
menos respuestas en blanco. No obstante, esta investigación cuenta con una serie de
limitaciones, como la falta de un grupo de control y de instrumentos más diversos para
recoger los datos. Os dicionários têm um papel fundamental na aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). A sua utilização proporciona aos utilizadores um maior conhecimento da língua, ajudando a melhorar a sua aprendizagem de léxico e competências comunicativas; fomenta o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem, permitindo aos alunos poder resolver dúvidas relacionadas com termos ou expressões de uma LE sem o apoio de um professor. Neste trabalho de investigação-ação analisam-se as perceções e competências de uso do dicionário de um grupo de crianças entre os 9 e 10 anos, recolhendo dados com questionários e atividades de avaliação em dois momentos – antes de uma atividade formativa e depois da mesma. Com os resultados obtidos nos questionários, depois da atividade formativa os alunos reconheceram mais finalidades no uso do dicionário. Podemos confirmar que as competências de uso do dicionário melhoraram, sendo que os alunos tiveram mais respostas corretas e menos respostas em branco. No entanto, esta investigação conta com uma série de limitações, como a falta de um grupo de controlo e de instrumentos mais diversificados para recolher os dados. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Espanhol Língua Segunda/ Língua Estrangeira |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56186 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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