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https://hdl.handle.net/1822/56176
Título: | Tratamento arquivístico, preservação digital e visualização de dados: problemas, soluções e desafios: um estudo de caso no Colégio das Caldinhas |
Autor(es): | Moura, Elísia Fernanda Santos |
Orientador(es): | Dias, Idalete |
Palavras-chave: | Colégio das Caldinhas Alphonse Luisier Sabino de Freitas Memória institucional Memória individual Lugar de memória Preservação digital OMEKA Institutional memory Individual memory Place of memory Digital preservation |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | O propósito deste trabalho foi chamar a atenção para a importância da relação entre
memória e história, tendo como missão preservar e dar visibilidade a um Espólio
documental de Botânica da primeira metade do Século XX, pertencente ao Colégio das
Caldinhas Instituto Nun’Alvres, que se fixou em Santo Tirso no ano de 1932, e
(re)escrever esta Instituição como ‘lugar de memória’, permitindo que gerações
presentes e futuras possam compreender e contextualizar a história deste Colégio.
Este Relatório encontra-se organizado em quatro capítulos, apresentando as
diferentes fases de trabalho, destacando (i) os processos levados a cabo para a
identificação da autoria dos documentos do Espólio, recorrendo a técnicas, tais como
o cruzamento de dados, a recolha de testemunhos, entre outras; (ii) a elaboração de
um Catálogo pormenorizado deste Espólio de Botânica; (iii) a preservação digital do
Espólio através da criação do Arquivo Digital do Colégio das Caldinhas com recurso à
plataforma de gestão de arquivos OMEKA, cujo funcionamento é abordado
sucintamente.
O Arquivo Digital do Colégio das Caldinhas vem dar luz ao Espólio de Botânica que se
encontrava desconhecido e resgatar a ‘Memória Institucional’ do Colégio das
Caldinhas e a ‘Memória Individual’ dos Padres Jesuítas Alphonse Luisier e Sabino de
Freitas. The present project, that aims to address the importance of the relation between memory and history, has as its mission the digital preservation of a Botanical Document Collection of the first half of the 20th Century, belonging to the Colégio das Caldinhas – Instituto Nun’Alvres, established in Santo Tirso since 1932, thus (re)inscribing this Institute as a ‘place of memory’, allowing present and future generations to discover its history. This Report has been structured in four chapters, focusing on the different phases of the project, with special emphasis on (i) the steps undertaken to determine the author(s) of the documents in the Collection, such as document analysis and interrelation of information (re)sources, testimony collection and preservation; (ii) the creation of a detailed catalogue of the documents in the Collection; (iii) the digital preservation of the Collection through the creation of the Digital Archive of the Colégio das Caldinhas using the open source collection management system OMEKA. The Digital Archive of the Colégio das Caldinhas will cast light on the Botanical Document Collection that was until now entirely unknown and the institutional memory of the Colégio das Caldinhas and revive the individual memory of the Jesuit Priests Alphonse Luisier and Sabino de Freitas. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de projeto de mestrado em Mediação Cultural e Literária |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56176 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Elísia Fernanda Santos Moura.pdf | 18,34 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir | |
entrevista.mp3 | 77,76 MB | Unknown | Ver/Abrir |