Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56132
Título: | A função pedagógica do brincar na educação infantil: um olhar para as brincadeiras lúdico-agressivas |
Autor(es): | Barbosa, Raquel Firmino Magalhães Pereira, Beatriz Mello, André da Silva |
Palavras-chave: | Educação Infantil Educação Física Brincadeira de luta Brincadeira de perseguição Brincadeira lúdico-agressiva |
Data: | 2018 |
Revista: | Revista E-Psi: Revista Eletrónica de Psicologia, Educação e Saúde |
Resumo(s): | O artigo analisa a função pedagógica da brincadeira na Educação Infantil, com foco nas brincadeiras lúdico-agressivas que ocorrem nos espaçostempos de Educação Física nesse contexto. Adota a pesquisa documental bibliográfica como método e os documentos orientadores da Educação Infantil no Brasil e produções académico-científicas sobre o tema como fontes. Conclui-se que há um direcionamento em compreender as brincadeiras, quaisquer que sejam elas, como produções culturais da infância. Contudo, no caso das brincadeiras lúdico-agressivas, sugere-se que os adultos superem a concepção cristalizada que circula no ambiente escolar e concebam esse tipo de brincadeira como importante meio de socialização das crianças |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56132 |
ISSN: | 2182-7591 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Função Pedagógica do Brincar na Educação Infantil.pdf | 13,24 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |