Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/56128
Título: | A infância feminina e o seu compromisso humanista: uma leitura de O Número das Estrelas, de Lois Lowry |
Autor(es): | Silva, Sara Raquel Reis da |
Palavras-chave: | Holocausto nazi Narrativa juvenil Protagonista infantil feminina |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade de Santiago de Compostela. Instituto de Ciencias da Educación |
Resumo(s): | Centrado no premiado romance juvenil O Número das Estrelas (1989), de Lois Lowry, o presente ensaio propõe uma leitura na qual se analisa e se sublinha o retrato/perfil das suas personagens, em particular, as femininas, actuantes num contexto histórico fracturante – a II Grande Guerra Mundial e a ocupação nazi da Dinamarca –, revisitado e recriado, com originalidade, pela autora americana, a partir de relatos reais partilhados por uma amiga. Coloca-se especial ênfase no compromisso humanista que transparece dos gestos da protagonista e da sua família e que resulta numa determinante capacidade interventiva. As personagens da narrativa, social, ética e emotivamente comprometidas, surgem como participantes no salvamento dos judeus dinamarqueses, possuindo um papel vital na ajuda a uma família em concreto, os seus amigos Rosens, representantes ficcionais dos cerca de 7000 judeus que, na realidade, sobreviveram graças ao papel vital da resistência dinamarquesa. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56128 |
ISBN: | 978-84-16954-51-3 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Livros e Capítulos de Livros |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Lois Lowry001.jpg | 1,55 MB | JPEG | Ver/Abrir | |
Lois Lowry002.jpg | 1,89 MB | JPEG | Ver/Abrir | |
Lois Lowry003.jpg | 1,85 MB | JPEG | Ver/Abrir | |
Lois Lowry004.jpg | 1,78 MB | JPEG | Ver/Abrir | |
Lois Lowry005.jpg | 1,72 MB | JPEG | Ver/Abrir | |
Lois Lowry006.jpg | 1,77 MB | JPEG | Ver/Abrir | |
Lois Lowry007.jpg | 727,7 kB | JPEG | Ver/Abrir |