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https://hdl.handle.net/1822/56119
Título: | A cor no processo de design de moda |
Autor(es): | Moreira, Aida Angélica Abreu |
Orientador(es): | Souto, A. Pedro Moutinho, Natacha Antão |
Palavras-chave: | Cor Processo criativo Design Moda Coleção Color Creative process Fashion Collection |
Data: | 2016 |
Resumo(s): | Os designers de moda portugueses, à semelhança de outros criadores, utilizam a cor no seu
processo criativo. A intenção desta investigação é apurar a importância e o impacto que a cor pode
ter em processos de conceção de uma coleção de vestuário.
Para darmos resposta a esta questão, recorreu-se à Grounded Theory com o intuito de analisar a
cor no processo design de moda. Aliado ao método referido optou-se pelo estudo de caso, recurso
a entrevistas semiestruturadas, bem como à recolha de desenhos/ilustrações, fotografias e
memórias descritivas das coleções de designers de moda portugueses, concretamente: Anabela
Baldaque, Filipe Faísca, Luís Buchinho, Maria Gambina, Nuno Gama e Katty Xiomara. Estes dados
foram analisados sob uma conceção multidimensional da cor, sustentada em teorias e significados
deste fenómeno. Procedeu-se à construção de uma tabela concetual a qual integrou observações e
análises sobre o uso da cor no processo de design de moda, tais como: influências/inspirações,
cor autoral, tendências, desenhos/ilustrações, esquemas de cores, técnicas, cor material, incluindo
a cor na marca e na comunicação.
Conclui-se que a cor é utilizada como facilitadora do processo criativo e meio de comunicar
emoções, sensações e sinestesias, contribuindo para transmitir o “tema” da coleção. Esta está
envolta em subjetividade, na medida em que engloba significados, relações e julgamentos que são
de cariz muito individual. Simultaneamente, estas conceções estão subjacentes às experiências de
cada indivíduo, seus contextos, sensações e interpretações. The Portuguese fashion designers, like other creators, use the color in their creative process. The intention of this investigation is to investigate the importance and the impact that the color can have in the conception process of a clothing collection. In order to achieve an answer to this question, the method used was to Grounded Theory with the objective of analyze the color in the fashion design process. Allied to the above-mentioned method we opted for case study, semi structured interviews, as well as the gathering of drawings/illustrations, photographies and descriptive memories of the Portuguese fashion designers collections, more especifically: Anabela Baldaque, Filipe Faísca, Luís Buchinho, Maria Gambina, Nuno Gama and Katty Xiomara. These data were analyzed under a color multidimensional concept, supported in theories and meanings of this phenomenon. We proceeded to the construction of a conceptual broiler which integrated observations and analyses on the use of the color in the process of fashion design, such as: influences/inspirations, authorial color, tendencies, drawings/illustrations, color schemes, techniques, material color, including the color in the brand and in the communication. We concluded that the color is used as a facilitator of the creative and serves to communicate emotions, sensations and synesthesia, contributing to the better understanding of the collection "theme”. It is wrapped in subjectivity, including meanings, relations and judgments that are of very individual character. Simultaneously, these conceptions are underlying to the experiences of each individual, their contexts, sensations and interpretations. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/56119 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Dissertacao_Aida+Abreu+Moreira_2016.pdf | 7,06 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |