Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55959

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorColen, J. A.por
dc.date.accessioned2018-09-21T14:16:01Z-
dc.date.available2018-09-21T14:16:01Z-
dc.date.issued2018-01-
dc.identifier.issn2182-7605-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55959-
dc.description.abstractA questão do encontro de culturas, na ausência de uma ideia definida de pessoa, arrisca-se a permanecer como pura interrogação e tão problemática como toda a metafísica–o que não nos dispensa de procurar a resposta. Parece necessário desenterrar as raízes na base desta perplexidade e alargar o âmbito do nosso horizonte, por isso começamos por recordar como a questão nasce com o projeto moderno e a ânsia de transformar a filosofia numa ciência rigorosa, um esforço que trazia consigo as sementes da dissolução “pós-moderna”. Neste ensaio argumentamos que as noções de “natureza” e “pessoa” não podem ser facilmente descartadas na exploração da questão do encontro cultural, mas que a via privilegiada é o exame das “opiniões” ou ideias e uma filosofia que preserve a heterogeneidade noética, pois o espartilho “cientifista” empobreceu a questão que só pode ser resgatada com recurso à história das ideias. Sugerimos que a noção de pessoa como sujeito da cultura se define pelas escolhas de um animal dependente, um problema historicamente rico.por
dc.description.abstractThe question of cultural communication, in the absence of a clear idea of what a person is risks to remain a pure question and as problematic as all metaphysics—which does not exempt us from searching the answer. It seems necessary to dig up some of the roots at the source of this perplexity and extend the scope of our horizon. Therefore, we begin by recalling how the issue arises with modernity and the urge to turn philosophy into a rigorous science, an effort that brought with it the seeds of its “postmodern” dissolution. In this essay, we argue: that the concepts of "nature" and "person" cannot be easily discarded in the exploration of this question; and that the preferred route is the examination of the "opinions" or ideas and a philosophy that preserves the noetic heterogeneity of beings. Indeed, the scientist’s ‘straightjacket’ impoverished a question that can only be recovered by means of the history of ideas.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesa. Sociedade Científicapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F85943%2F2012/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectNão-Identidadepor
dc.subjectRobert Nozickpor
dc.subjectBernard Williamspor
dc.subjectDerek Parfitpor
dc.subjectEdmund Husserlpor
dc.subjectPersonhoodpor
dc.titleA noção de "pessoa" como conceito-chave no encontro das culturas: uma revisão da abordagem recente da filosofia analíticapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
oaire.citationVolume13por
dc.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalRevista Gaudium Sciendipor
Aparece nas coleções:CEPS - Publicações dos investigadores do CEPS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
a9.Colen Noçao de pessoa e encontro cultural - Julh 2017 Gaudim Sciendi.pdf255,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID