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https://hdl.handle.net/1822/55920
Título: | A MPB faz sua cena: música, boémia e política em Fortaleza nos últimos anos da ditadura militar (1980 – 1985) |
Autor(es): | Marques, Fábio Freitas |
Orientador(es): | Rabot, Jean-Martin |
Palavras-chave: | Música popular Movimento estudantil Ditadura militar Fortaleza – Ceará Cena musical Universidade Boémia Jingles Popular music Student movement Military dictatorship Musical scene University Bohemia |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Este trabalho tem por objetivo estudar a cena musical vinculada à MPB (Música Popular
Brasileira) em meio à efervescência artística-boémia-política no entorno da Universidade
Federal do Ceará (UFC), na cidade de Fortaleza (CE). Durante o processo de abertura política
da ditadura civil-militar brasileira, jovens músicos-estudantes adotam práticas da música
independente (ou alternativa) e passam a integrar um embrionário circuito local de MPB, à
margem da indústria fonográfica e dos media do eixo Rio-São Paulo - grande centro produtor
e difusor de bens culturais no Brasil. A análise toma como referência a trajetória de sete
artistas, sendo eles Amaro Penna, Calé Alencar, Dilson Pinheiro, Eugênio Leandro, Jabuti
Fonteles, Parahyba e Pingo de Fortaleza. Estão destacadas questões relacionadas ao
envolvimento da música com a política estudantil, a cena cultural e boêmia em torno da
universidade e as estratégias de atuação profissional desses músicos. This work aims to study the musical scene linked to MPB (Brazilian Popular Music) rooted in an artistic-bohemian-political effervescence around the Federal University of Ceará (UFC), in the city of Fortaleza (CE). During the process of political opening of the Brazilian civil-military dictatorship, young musicians-students adopt independent (or alternative) music practices and begin to integrate an embryonic local MPB circuit, in the margin of the recording industry and media. The analysis focuses on the trajectory of seven artists: Amaro Penna, Calé Alencar, Dilson Pinheiro, Eugênio Leandro, Jabuti Fonteles, Parahyba and Pingo de Fortaleza. Issues related to the involvement of music with student politics, the cultural and bohemian scene around the university and the strategies of professional performance of these musicians are highlighted. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55920 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
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