Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55910

TítuloEstratégias de localização da produção: Um estudo sobre o reshoring das marcas portuguesas de vestuário
Autor(es)Vaz, Joel Filipe Pedroso
Orientador(es)Soares, Ana Maria
Pinho, José Carlos M.
Palavras-chaveReshoring
País de Origem
COE
COI
Produção Local
Indústria do Vestuário
Marcas de Vestuário
Performance Internacional
Reshoring
Country of Origin
COE
COI
Local Production
Supply Chain
Clothing Industry
Clothing Brands
International Performance
Data12-Abr-2018
Resumo(s)Os países ocidentais enfrentam novos desafios decorrentes da necessidade constante de alteração da localização da produção, parte deste fenómeno é designado de reshoring. Nos últimos anos, as vantagens económicas obtidas com o offshoring em países low cost começaram a ser questionadas. A organização / empresa pode sofrer consequências severas pela separação de departamentos, esmorecendo a dinâmica inovadora; os consumidores estão mais exigentes em virtude de disporem de mais informação sobre o local e condições de manufatura; os governos estão a evoluir no sentido de perceber o poder da manufatura sustentável enquanto impulsionadora do equilíbrio social e do crescimento económico. Esta nova realidade tem encorajado diversas empresas a voltar a produzir nos países de origem, i.e. reshoring. Este estudo foca-se no reshoring das marcas portuguesas de vestuário. Foi realizado um estudo exploratório utilizando entrevistas em profundidade. De seguida, foi realizado um estudo quantitativo com a aplicação de um questionário eletrónico que teve como objetivo fundamental perceber se o reshoring se verifica nas marcas portuguesas de vestuário e examinar quais as razões/motivações que potenciam a decisão de proceder ao reshoring. Este estudo visou ainda avaliar o impacto do reshoring ou da produção nacional (i.e. ao invés da produção em países low cost) para a performance internacional da marca, perspetivando o peso da perceção do efeito do país de fabrico. Os resultados mostram que (1) o reshoring verifica-se entre as marcas portuguesas de vestuário; (2) existe uma tendência para o aumento dos casos de reshoring, dado que uma parte significativa das marcas que estão em offshoring admitem reduzir a produção externa e produzir mais em Portugal; (3) as motivações económicas não são os principais catalisadores da decisão de reshoring, uma vez que as marcas valorizam principalmente as motivações políticas/sociais seguidas das motivações de marketing; (4) a produção em Portugal, em detrimento de produção em países low cost, tem um impacto positivo na performance internacional das marcas. Estes resultados apontam a um caminho diferenciador do que é atualmente teorizado e aceite pela literatura, quer em termos do fenómeno de reshoring, quer em termos da performance internacional e dos seus determinantes, contudo, mais estudos complementares são necessários, cruzando informação inter e intra sectorial de diferentes países.
Western countries face, nowadays, new challenges resulting from changes in the strategic production locations. This phenomenon is known as reshoring. Over the last years, the economic advantages gathered by producing as offshoring in low cost countries started to be questioned. The organization / company may suffer severe consequences by splitting departments, discouraging innovative dynamics; consumers are becoming more informed and consequently more demanding about the place and conditions manufacturing is processed; governments are evolving in a sense of perceiving the power of sustainable manufacturing and its role in the social balance and economic growth. This new reality has encouraged many companies to return their operations back to origin countries. This study focuses in Portuguese clothing brands. In-depth interviews were initially performed as an exploratory method. Subsequently a quantitative study using an electronic questionnaire was performed with the goal of examining the major reasons / motivations that trigger a reshoring decision. Finally, this study evaluated the impact of reshoring decisions and homemade production (i.e., as opposed to low cost production) in brands’ international performance, evaluating the effect of the manufacturing origin country. The results obtained allow, synthetically, to conclude that: (1) reshoring is occurring among Portuguese clothing brands; (2) it is expected that more reshoring cases can be observed in the short term among Portuguese clothing brands, since a significant part of the companies that are offshoring admit to reduce their international manufacturing processes, returning more of those back to Portugal in the short term; (3) economic antecedents are not the major cause for a reshoring decision, since the brands’ most valuable factors regard political / social and marketing antecedents; (4) producing in Portugal instead of producing in a low cost country has a positive impact on the brands’ international performance. These results point towards a differing path from the one that is actually accepted by literature in what concerns the reshoring phenomenon and also the international performance determinants. However, complementary studies are required to allow further comparisons inside and outside the sector among different countries.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento (Programa Doutoral em Marketing e Estratégia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55910
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
EEG - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Thesis_Joel Filipe Pedroso Vaz.pdf2,72 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID