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TítuloLight Scopes: uma cronoscopia arquitetónica do ecrã para as crises do espaço, tempo e identidade segundo ‘A Velocidade de Libertação’ de Paul Virilio
Autor(es)Vieira, Vasco Cerqueira
Orientador(es)Rosmaninho, João
Data2018
Resumo(s)Vivemos numa época dominada por uma cultura com ênfase no visual e aparente. O nosso quotidiano é marcado pela presença de meios eletrónicos e pela comunicação vinculada aos dispositivos media (principalmente através de ecrãs e interfaces). Esta investigação procura perceber a influência das tele-tecnologias sobre o espaço e a sociedade e, em específico, na interação entre os novos dispositivos e os espaços, na relação dos Humanos. Assim, sugere-se uma discussão acerca de um novo conceito de realidade dependente da introdução da luz artificial como meio de transmissão de informação provocando uma descontinuidade entre o que é a velocidade e o espaço, ou ‘espaço real’ e ‘tempo real’ proposto por Paul Virilio. As crises geradas por esta rutura espácio-temporal, causada pela assincronia das diferentes temporalidades associadas ao desenvolvimento tecnológico, alteram o sentido de presença e perceção associados à espacialização Euclidiana. Por um lado, o desenvolvimento dos dispositivos media permite que a velocidade e o tempo de comunicação (tempo real) transcendam a distância e aproximem virtualmente lugares deslocados; por outro, a presença Humana (espaço real), associada à metafísica e aos bio-organismos, entra em confronto ou paradoxo com a experiência do espaço e com a respectiva realidade, sendo que esta, através dos dispositivos, pode ser manipulada. Por fim, os efeitos gerados sobre a experiência e a sensorialização transformam a consciência (presença e memória) e a existência (forma e identidade).
We live in a period dominated by a culture of visual and apparent emphasis. Our everyday lives are marked by the presence of electronic means and by the communication linked to the media devices (mainly through screens and interfaces). This investigation seeks to understand the influence of teletechnologies on space and society, in specific, on the interaction of spaces and new devices, in the Humans relationships. So, is suggested a discussion about a new concept of reality dependent on the introduction of artificial light as a means of transmitting information, causing a discontinuity between what is velocity and space, or ‘real space’ and ‘real time’ proposed by Paul Virilio. The crises generated by this space-time rupture, caused by the asynchrony of the different temporalities associated with technological development, alter the sense of presence and perception associated with Euclidean spatialization. On the one hand, the development of the media devices allows the speed and the time of communication (real time) to transcend the distance and approach virtually displaced places; on the other hand, the Human presence (real space), associated with metaphysics and bioorganisms, confronts the experience of space and the respective reality, which can be manipulated through the devices. The effects generated on the experience and the sensorial process that transform the consciousness (presence and memory) and the existence (form and identity).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Arquitetura (área de especialização em Cultura Arquitetónica)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/55823
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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