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https://hdl.handle.net/1822/55815
Título: | Mecanismos de formação e educação do gosto arquitetónico |
Autor(es): | Martins, Marta Sofia Ribeiro |
Orientador(es): | Fernandes, Eduardo |
Palavras-chave: | Estética Gosto Gosto arquitetónico Formação Educação Individualidade Aesthetic Taste Architectural taste Formation Education Individuality |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | Esta dissertação tem como foco aferir de que modo é formado e educado o gosto
arquitetónico. Foi realizado um estudo que procurou entender os conceitos de estética
e gosto, assim como a sua evolução, integração e distinção nos campos da filosofia e da
arquitetura. Esta primeira parte procurou construir um enquadramento histórico destes
mesmos conceitos e da sua aplicação ao longo do tempo, não foi pretendido, deste
modo, a elaboração de uma pesquisa exaustiva, mas sim uma pequena síntese que
procurou enquadrar o restante trabalho.
A segunda parte do trabalho consiste na análise e interpretação de um inquérito
realizado aos alunos dos cursos de Arquitetura e Engenharia Civil da Universidade do
Minho, com o principal objetivo de perceber a evolução do gosto ao longo dos anos dos
cursos, assim como as principais diferenças entre ambos. Este inquérito divide-se em
duas partes: uma de escolha múltipla e outra de observação direta através de imagens
de trinta diferentes objetos arquitetónicos escolhidos de forma ponderada.
Na terceira parte do trabalho procurou-se estudar de forma criteriosa tudo aquilo que
foi concluído através dos inquéritos realizados, procurando analisar mais
aprofundadamente de que forma é formado e educado o gosto arquitetónico. Esta
terceira parte foi dividida em dois subcapítulos: a formação do gosto arquitetónico e a
educação do gosto arquitetónico, sendo que se tratam de abordagens distintas. Para cada
um deles foram escolhidos e estudados os fatores que se consideraram mais relevantes
tendo em conta todo o restante trabalho. The present dissertation focuses on the mechanisms of formation and education of architectural taste. A study was carried out that seeks to understand the concepts of aesthetics and taste, as well as its evolution, integration and distinction in the fields of philosophy and architecture. This first part aimed to construct a historical framework of these same concepts and their application over time, thus not intended to elaborate an exhaustive research, but rather a small synthesis that tried to frame the rest of the work. The second part of the work consists on the analysis and interpretation of a survey carried out to the students of the courses of Architecture and Civil Engineering of the University of Minho, with the main objective of perceiving the evolution of the taste along the years of the courses, as well as the main differences which are imposed between them. This inquiry is divided into two parts: one of multiple choice and one of direct observation through images of thirty different chosen architectural objects in a weighted way. In the third part of this work, it was carefully analyzed all that has been concluded through the completed surveys, trying to investigate more deeply how the architectural taste is formed and educated. This third part was divided in two sub-chapters: the formation of the architectural taste and the education of the architectural taste, both with different approaches. For each of them were chosen and studied the factors which were considered most relevant considering the rest of the work. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Arquitectura (área de especialização em Cultura Arquitetónica) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55815 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EAAD - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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