Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55530
Título: | A era das “fake news”: o digital storytelling como promotor do pensamento crítico |
Outro(s) título(s): | The era of fake news: digital storytelling as a promotion of critical reading |
Autor(es): | Brites, Maria José Amaral, Inês Catarino, Fernando |
Palavras-chave: | Fake news Digital storytelling Formação Leitura crítica do mundo Training Critical reading |
Data: | 2018 |
Editora: | Universidade de Aveiro. DigiMedia |
Revista: | Journal of Digital Media & Interaction |
Resumo(s): | Neste artigo, consideramos que o contexto mediático e informacional atual constitui por si só um
ambiente importante e a ter em conta na forma como os cidadãos se posicionam e protegem face às
notícias falsas. Neste sentido, apresentamos uma base teórica e crítica da qual nos socorremos para
pensar e implementar um projeto Europeu de educação para os media (Media In Action), no âmbito
do qual está a ser preparada uma ação de formação para professores. Esta formação tem como
objetivo contribuir para que professores e alunos possam usufruir de maiores capacidades para
compreenderem e atuarem no atual ecossistema mediático. Refletimos sobre algumas questões,
como quais as melhores metodologias para atuar no âmbito escolar e qual o papel dinâmico que o
digital storytelling pode ter no trabalho com crianças e jovens. Apontamos para a necessidade de
trabalharmos com metodologias dinâmicas e participativas e ainda para o cruzamento do digital
storytelling com as ferramentas mais ligadas ao jornalismo. In this article, we consider that the media and current informational context constitutes in itself an important environment to take into account when considering the way the citizens stand and protect with regard to false news. In this sense, we present a theoretical basis on which we resort to think about and implement an European project of media education (Media In Action), in which is being prepared training for teachers. This training aims to help teachers and students to benefit from a greater capacity to understand and act in the current media ecosystem. We reflect on some issues, such as what are the best methodologies to work within schools and the role that digital dynamic storytelling can have in working with children and young people. We point to the need to work with dynamic and participatory methodologies, and to the intersection of digital storytelling with more tools linked to journalism. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55530 |
Versão da editora: | http://revistas.ua.pt/index.php/jdmi/article/view/11142/9231 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_Brites_Amaral_Catarino_AEraDasFakeNews.pdf | 229,24 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |