Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/55452

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Cristina Vieirapor
dc.contributor.authorPereira, Íris Susanapor
dc.date.accessioned2018-07-26T10:50:49Z-
dc.date.available2018-07-26T10:50:49Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSilva, M. C.V., & Pereira, I. S. P. (2017). Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da gramática: Perceções de docentes do 2º Ciclo do Ensino Básico. In G. L. De Rosa, K. A. Chulata, F. D. Atti, & F. Morleo (Orgs.), De volta ao futuro da língua portuguesa. Atas do V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa (pp. 2683-2700). Lecce: Università del Salento. doi: 10.1285/i9788883051272p2683por
dc.identifier.isbn978-88-8305-127-2por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/55452-
dc.description.abstractO ensino gramatical, contemplado nos documentos curriculares oficiais para o Ensino Básico e considerado como um domínio transversal a toda a educação linguística, tem vindo a ser identificado como uma área desafiante para muitos docentes portugueses, nomeadamente os do 2.º Ciclo. A principal finalidade deste texto é a de contribuir para o conhecimento das perceções que estes docentes têm sobre o seu conhecimento profissional no ensino da gramática, à luz do modelo proposto por Shulman (1987) e adaptado por Grossman (1990). A escolha do quadro metodológico de investigação recaiu sobre o estudo de caso coletivo. Apresentamos os resultados de um inquérito por questionário, recolhidos junto de 200 docentes, visando identificar (i) a importância atribuída e a frequência com que estes docentes trabalham o conhecimento gramatical, (ii) o grau de adequação percecionado quanto ao seu conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico, bem como (iii) as dificuldades identificadas no ensino-aprendizagem da gramática. Os resultados permitem-nos assumir uma complexidade de fatores implicados na construção dessas perceções e potencialmente intervenientes no ensino da gramática: o conhecimento do conteúdo, o conhecimento didático do conteúdo e também o conhecimento curricular. Com base nestes resultados, problematizamos o ensino da gramática sublinhando que um conhecimento de conteúdo gramatical deficitário conduz a que os docentes tomem opções pedagógicas pouco consistentes quanto às suas implicações conceptuais. Parece-nos, pois, necessário reequacionar a formação destes docentes, visando (re)consciencializar os professores da complexidade do conhecimento de base implicado no ensino gramatical e do seu efetivo papel na construção das aprendizagens dos alunos.por
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto UID/CED/00317/2013por
dc.language.isoporpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFormação do professor de Portuguêspor
dc.subjectEnsino da gramáticapor
dc.subjectConhecimento de conteúdo gramaticalpor
dc.subjectConhecimento didático de conteúdo gramaticalpor
dc.subjectConhecimento curricularpor
dc.titleDo conhecimento gramatical ao conhecimento didático no ensino da gramática: perceções de docentes do 2º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://siba-ese.unile.it/index.php/dvaf/article/view/18002/15348por
oaire.citationConferenceDate8-11 out. 2015por
sdum.event.titleV SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesapor
sdum.event.typeotherpor
oaire.citationStartPage2683por
oaire.citationEndPage2700por
oaire.citationConferencePlaceUniversità del Salento, Lecce, Itáliapor
dc.identifier.doi10.1285/i9788883051272p2683por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationDe volta ao futuro da língua portuguesa. Atas do V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesapor
Aparece nas coleções:CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Atas_Do conhecimento gramatical ao conhecimento didático.pdf823,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID