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https://hdl.handle.net/1822/55440
Título: | Para a caraterização do ensino e da aprendizagem da gramática em Portugal: as perceções dos professores |
Outro(s) título(s): | Towards a characterization of grammar teaching and learning in Portugal: teachers’ perceptions |
Autor(es): | Silva, Maria Cristina Vieira Pereira, Íris Susana |
Palavras-chave: | Ensino gramatical Perceções de professores Conhecimento do conteúdo gramatical Conhecimento pedagógico do conteúdo gramatical Conhecimento curricular Grammar teaching Teachers perceptions Grammatical content knowledge Pedagogical knowledge of the grammatical content Curricular knowledge |
Data: | 2017 |
Revista: | Diadorim: revista de estudos linguísticos e literários |
Citação: | Silva, M. C.V., & Pereira, I. S. P. (2017). Para a caraterização do ensino e da aprendizagem da gramática em Portugal: As perceções dos professores. Diadorim, 19(2), 107-130. |
Resumo(s): | O principal objetivo deste texto consiste em investigar de que forma, no contexto educativo
português das últimas duas décadas, marcado por uma rápida sucessão de normativos curriculares
relativos à educação linguística, o ensino gramatical é percecionado pelos professores do
1.º e do 2.º ciclos do Ensino Básico, graus de ensino correspondentes aos primeiros seis anos de
escolaridade (séries iniciais) do Ensino Fundamental.
Situando-nos no quadro da Linguística Educacional (SPOLSKY, 1999) e no domínio do ensino
da gramática na língua materna em particular, analisamos e discutimos as perceções que estes
docentes têm sobre o seu conhecimento profissional implicado no ensino da gramática, à luz
do modelo proposto por SHULMAN (1987) e adaptado por GROSSMAN (1990). A escolha do
quadro metodológico de investigação recaiu sobre o estudo de caso coletivo. Apresentamos os
resultados da análise de dados recolhidos através de um inquérito por questionário, aplicado a
200 docentes, visando identificar (i) a importância atribuída e a frequência com que estes docentes
trabalham o conhecimento gramatical, (ii) o grau de adequação percecionado quanto ao
seu conhecimento do conteúdo e conhecimento pedagógico, bem como (iii) as dificuldades percecionadas
no ensino-aprendizagem da gramática. Os resultados permitem-nos assumir uma
complexidade de fatores implicados na construção dessas perceções e potencialmente intervenientes
no ensino da gramática: o conhecimento do conteúdo, o conhecimento pedagógico do
conteúdo e também o conhecimento curricular. Com base nesses resultados, problematizamos
o ensino da gramática sublinhando a necessidade de renovação da formação em práticas pedagógicas
e de valorização das diferentes dimensões implicadas, de forma a que os docentes possam
tomar opções pedagógicas mais consistentes quanto às suas implicações. Parece-nos, pois,
necessário reequacionar a formação desses docentes, visando (re)consciencializar os professores
da complexidade do conhecimento de base implicado no ensino gramatical e do seu efetivo papel
na construção das aprendizagens dos alunos. Our main goal is to investigate, in the Portuguese educational context of the last two decades, marked by a rapid succession of curricular norms concerning language education, how grammar teaching is perceived by primary and middle school teachers, responsible for the first six years of schooling. Based on the Educational Linguistics’ framework (SPOLSKY, 1999) and on grammar teaching in particular, we analyze and discuss the perceptions these teachers have about their professional knowledge involving grammar teaching, in the light of the model proposed by SHULMAN (1987) and adapted by GROSSMAN (1990). The selected methodological framework was a collective case study. We present the results of a questionnaire survey, applied to 200 teachers, in order to identify (i) the importance given to and the frequency these teachers work with grammatical knowledge, (ii) the degree of appropriateness perceived as to their own content and pedagogical content knowledge involved in grammar teaching, as well as (iii) the difficulties they perceive in grammar teaching and learning. The results allow us to assume a complexity of factors involved in building these perceptions and potentially involved in grammar teaching: content knowledge, pedagogical content knowledge and also curricular knowledge. Based on these results, we problematize grammar teaching by emphasizing the need for a renewal of pedagogical practices training and the awareness as to the different dimensions involved, so that teachers can take more consistent pedagogical options regarding their implications. Therefore it seems to be necessary to rethink these teachers training, aiming to (re)create awareness among teachers about the complexity of the implied knowledge involved in grammar teaching and its effective role in the construction of students learning. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55440 |
ISSN: | 1980-2552 |
Versão da editora: | https://revistas.ufrj.br/index.php/diadorim/article/view/10034 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
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