Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55416
Título: | Indivíduos positivos e positividade organizacional: o caso de um agrupamento de escolas |
Outro(s) título(s): | Positive individuals and organizational positivity: the case of a school cluster |
Autor(es): | Castro, Patrícia Margarida Duarte Vieira de |
Orientador(es): | Barbosa, Iris |
Palavras-chave: | Psicologia positiva Comportamento organizacional positivo PsyCap Satisfação no trabalho Organizações escolares Organizações positivas Positive psychology Positive organizational behaviour PsyCap Work satisfaction School organizations Positive organizations |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | A vertente psicológica positiva na vida dos indivíduos tem-se revelado uma
preocupação crescente. Isso deve-se aos constantes desenvolvimentos teóricos e
empíricos no campo do Comportamento Organizacional Positivo, o qual tem origem no
âmbito da positividade promovida pela corrente da Psicologia Positiva. Em concreto, o
“PsyCap”, constructo central neste campo, é composto por quatro capacidades
psicológicas positivas – a autoeficácia, o otimismo, a esperança e a resiliência.
Paralelamente, é notório como a natureza do trabalho, os colegas, a chefia, o
reconhecimento, e as condições de trabalho podem constituir fontes de satisfação ou de
insatisfação para os colaboradores, com impacto na positividade organizacional. Neste
estudo é utilizado o “Modelo das Características do Trabalho” de Hackman e Oldham
aliado aos fatores que Locke considera essenciais na satisfação no trabalho, com o
propósito de relacionar essas características com a positividade organizacional. Deste
modo, o presente estudo procura descobrir: (i) que capacidades psicológicas positivas,
definidas pelo PsyCap, são reveladas pelos docentes do 1º, 2º e 3º ciclos; (ii) como é que
estes docentes caracterizam as relações interpessoais que estabelecem em contexto
escolar; (iii) como é que eles avaliam atributos organizacionais relevantes; e (iv) de que
modo tais relações e atributos contribuem para a satisfação no trabalho e,
consequentemente, para uma organização positiva.
Foi desenvolvido um estudo de caso, de perfil qualitativo, num Agrupamento de
Escolas da região norte de Portugal, mediante a realização de vinte e quatro entrevistas
semiestruturadas a docentes do setor público. As conclusões obtidas da amostra sugerem
que a maioria dos docentes da amostra desenvolve as quatro capacidades descritas pelo
PsyCap. Quanto à satisfação no trabalho, a generalidade das características do trabalho
propostas por Hackman e Oldham, assim como os fatores de satisfação de Locke, parecem
caracterizar o Agrupamento de Escolas analisado. Esta organização revela, assim, a
presença de positividade organizacional resultante de colaboradores positivos e de
características organizacionais que fomentam a positividade em contexto de trabalho. The Positive Psychology strand of thought has been revealing a growing impact and influence in peoples’ lives. This is due to the growing theoretical and empirical developments in the field of Positive Organizational Behaviour, which origin lies in the framework of Positive Psychology. Specifically, the “PsyCap”, a major construct in this field, is composed of four positive psychological capacities – self-efficacy, optimism, hope, and resilience. At the same time, it is clear that the work’s nature, the co-workers, the management, the recognition, and the work conditions may constitute sources of satisfaction or dissatisfaction for the employees, which have an impact in the organizational positivity. In this study, the contributions from Hackman and Oldham’s “Job Characteristics Model”, as well as of the factors that Locke proposes to be essential to work satisfaction, are employed with the purpose of linking those characteristics to organizational positivity. Therefore, the current study intends to discover: (i) which positive psychological capacities, determined by the PsyCap, are shown by teachers from the first, second and third cycles; (ii) how these teachers characterise the interpersonal relationships which they establish in the school context; (iii) how they evaluate relevant organizational attributes; and (iv) how these relationships and attributes contribute to work satisfaction and, consequently, to a positive organization. A case study, supported by a qualitative approach, was developed in a School Cluster from the north of Portugal. Twenty-four semi-structured interviews with teachers from the public sector were then conducted. The conclusions suggest that the vast majority of teachers develop the four capacities described by the PsyCap. In regard to work satisfaction, most of the work characteristics proposed by Hackman and Oldham, as well as Locke’s satisfaction factors, seem to characterize the School Cluster under analysis. Thus, this organization reveals the presence of organizational positivity, resulting from positive employees and organizational characteristics which promote positivity in the workplace. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55416 |
Acesso: | Acesso restrito UMinho |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Patri_cia+Castro.pdf Acesso restrito! | 592,76 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |