Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55388
Título: | Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação / Half a century of ICT in education |
Editor(es): | Gomes, Maria João Osório, António José Valente, Luís |
Palavras-chave: | TIC na educação |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | Gomes, M. J.; Osório, A. J.; & Valente, L. (organizadores). (2015). Challenges 2015: Meio século de TIC na educação – Half a century of ICT in Education – Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação. Braga: Centro de Competência TIC na Educação do Instituto de Educação da Universidade do Minho. |
Resumo(s): | “Meio século de TIC na educação / Half a century of ICT in Education” foi o mote definido para a IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015. Assumindo como marco de partida a emergência dos conceitos de hipertexto e de hiperfilme, termos que Theodor Nelson apadrinhou por volta de 1965, este lema permite também assinalar os 30 anos do projeto de referência para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo educativo em Portugal: o MINERVA - Meios Informáticos No Ensino - Racionalização, Valorização e Atualização. Um projeto Português, um caso internacional de sucesso de inovação em educação com TIC e, sem dúvida, um período marcante na história das TIC no ensino não superior em Portugal, assegurou a aproximação entre as Escolas e as Universidades e proporcionou real cooperação e colaboração entre professores e investigadores de todos os níveis de ensino. Prosseguindo a linha de promoção, reflexão e divulgação das práticas de inovação e de aprendizagem com as TIC, orientadora de todas as conferências Challenges, a IX Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges 2015 inspira-se no aniversário do MINERVA para refletir sobre a emergência de novos paradigmas educacionais, significativamente influenciados pelos desafios colocados pelas tecnologias digitais e em rede. Foi neste contexto que desafiámos educadores e investigadores a apresentar e a discutir o conhecimento que se tem construído sobre as TIC na educação, na procura de novas agendas de investigação, de intervenção e de interpelação do conhecimento. Este livro de atas é um testemunho da dinâmica da comunidade científica e profissional que investiga e intervém nesta área, reunindo 120 textos organizados de acordo com os seus três eixos habituais: (i) ambientes emergentes, (ii) avaliação digital e (iii) o digital e o currículo. No eixo “Ambientes emergentes” incluem-se os contributos que visam discutir as mais recentes inovações tecnológicas, procurando linhas de desenvolvimento futuro nas suas dimensões relacionadas com a educação e a formação. O eixo “Avaliação digital” reporta-se a diferentes dimensões de avaliação no âmbito das TIC na educação, sendo aqui consideradas as problemáticas, práticas e modelos de avaliação de software, serviços, interfaces, dispositivos, cursos e aprendizagens em ambientes digitais e online. No eixo “O digital e o currículo” articulam-se os contributos das questões da inovação curricular e pedagógica com as TIC, considerando não apenas os contextos curriculares formais, escolares e académicos, mas também os contextos não formais e informais de aprendizagem. Estas atas são também um testemunho concreto da resiliência dos professores e dos investigadores que, num contexto depressivo ao nível económico, social e de política de investigação, persistem na sua tarefa de refletir, sonhar e construir o futuro da educação. |
Tipo: | Atas de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55388 |
ISBN: | 978-989-97374-3-3 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
atas_challenges_ed1_01062015.pdf | 13,4 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons