Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/55290
Título: | Índice Escolar de Orientação Sustentável (IEOS) |
Autor(es): | Araújo, Catarina Azevedo |
Orientador(es): | Pereira, Orlando P. |
Palavras-chave: | Ambiente Economia social Educação Escola Felicidade sustentável Índice Sociedade Sustentabilidade Behaviors Education Environment Index School Social economics Society Sustainability Sustainable happiness |
Data: | 2018 |
Resumo(s): | O presente trabalho apresenta uma proposta de construção de um índice, o Índice Escolar de
Orientação Sustentável (IEOS), como uma ferramenta que venha a contribuir para medir a
implementação de medidas de incentivo a comportamentos mais sustentáveis - a nível
económico, ambiental e social. Defende-se que este seria um complemento ao ranking das
escolas, que atualmente tem apenas como base apenas nas classificações dos alunos, por
pretender medir o impacto da educação para um mundo mais sustentável. Defende-se ainda
que este índice está alinhado com os valores e objetivos da Economia Social e é-lhe favorável
à sua posição nos mercados. Para a estruturação teórica do IEOS é feito o levantamento das
principais medidas apontadas pela literatura como importantes para o estímulo à
sustentabilidade económica, ambiental e social. Termina com uma aplicação-teste do IEOS
em atuais escolas portuguesas, através de uma metodologia mista, e concluiu-se que a sua
orientação para a sustentabilidade é em geral modesta e pouco evidente. The following dissertation proposes the development of an index, the School Index for Sustainable Orientation (SISO), as a tool that contributes to assess the successful implementation of measures that promote sustainable behaviors by schools, at an economic, environmental and social level. It argues this would complement the current ranking system, which is solely based on students’ grades, by measuring the impact of education in creating a sustainable society. It also argues this index is aligned with the values and purposes of Social Economics and it also favors its affirmation in the markets. For the theoretical structuring of the SISO it is reviewed the relevant literature to find out which measures are important for the promotion of sustainability at the economic, environmental and social level. It closes with a test application of the SISO on Portuguese schools, through a mixed methodology, and concludes that their sustainability orientation is modest and not very evident. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Social |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/55290 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Catarina+Azevedo+Arau_jo.pdf | 2,28 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |