Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54848

Título(Vi)ver mais: a realidade silenciada pela dependência
Outro(s) título(s)Live further: a silenced reality by dependency
Autor(es)Martins, Elisabete Daniela Ferreira
Orientador(es)Oliveira, Clara Costa
Palavras-chaveEducação não-formal
Intervenção comunitária
Ciência
Toxicodependência
Adição
Non-formal education
Community intervention
Science
Drug addiction
Addiction
Data2017
Resumo(s)A adição afeta um grupo cada vez mais díspar de indivíduos que tendem a ser discriminados, desacreditados e conotados com uma forma de vida e cultura marginais. Rejeitando esta visão simplista e marginalizadora, desenvolveu-se um projeto comunitário de Educação de Adultos não-formal. Esta intervenção teve como público-alvo um grupo de residentes de uma comunidade terapêutica em processo de tratamento devido a problemas de adição (alcoolismo e toxicodependência) e/ou de distúrbios comportamentais. A nossa ação visou a promoção e valorização do desenvolvimento pessoal e social dos utentes, pretendendo culminar na aproximação destes a uma vida participativa e produtiva em sociedade. De forma a dar resposta a estes objetivos planeou-se a implementação de um conjunto de atividades, agrupadas em sete áreas temáticas, que envolveram a participação direta dos utentes. A verificação do impacto das atividades foi concretizada pelo recurso a inquéritos por questionário modelo e pela apreciação analítica da investigadora, com base na observação direta e em notas de campo. Todo este processo permitiu o desenvolvimento do espírito crítico e a consciencialização sobre as temáticas, por parte da população-alvo, alertando para a importância de impulsionar intervenções similares É crucial conhecer bem o contexto e as particularidades de cada indivíduo, para tornar a intervenção eficaz e, simultaneamente, valorizada pela população. Este aspeto foi amplamente conseguido face aos resultados obtidos na avaliação contínua e final do projeto.
Addiction affects an increasingly disparate group of individuals who tend to be discriminated against, discredited, and connoted with a marginal lifestyle and culture. Rejecting this simplistic and marginalizing view, a non-formal Adult Education Community project was developed. This intervention was aimed at a group of residents of a therapeutic community in the process of treating problems of addiction (alcoholism and drug addiction) and / or behavioral disorders. Our action aimed at promoting and enhancing the personal and social development of the target population, aiming to culminate in bringing them closer to a participative and productive life in society. In order to respond to these goals, it was planned to implement a set of activities, grouped into seven thematic areas, which involved the direct participation of users. The verification of the impact of the activities was accomplished through the use of model questionnaire surveys, evaluators of the reactions of the participants, and analytical assessment, based on direct observation and field notes, by the researcher. All this process allowed the development of a critical judgement and awareness on the subject, on the part of the target population, alerting to the importance of promoting similar interventions. It is crucial to be very well informed about the context and the particularities of each individual, to make the intervention effective and, simultaneously valued by the population. This aspect was largely achieved in the light of the results obtained in the continuous and final evaluation of the project.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54848
AcessoAcesso restrito UMinho
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
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