Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54626

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAbreu, Joana Martinspor
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.date.accessioned2018-05-02T08:27:00Z-
dc.date.available2018-05-02T08:27:00Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationAbreu, Joana & Silva, Carlos (2017). Breves reflexões em torno do Jogo Pedagógico e a Expressão Plástica para a motivação nas aprendizagens escolares – contributos de um Projeto Curricular Integrado. Revista Sensos-e, Vol. V, n.º 1, 42-53 (2017: Porto ICRE’17). Disponível em http://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/2261por
dc.identifier.issn2183-1432-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/54626-
dc.description.abstractA escola contemporânea depara-se com a necessidade de encontrar novas estratégias pedagógicas e métodos de ensino e aprendizagem que contribuam para o desenvolvimento harmonioso da criança e do seu sucesso escolar. Este panorama requer por parte dos professores uma reflexão das práticas educativo-pedagógicas, privilegiando modelos pedagógicos diferenciadores que respeitem a individualidade do aluno, contribuindo para o enriquecimento do contexto educativo e motivação dos alunos para a aprendizagem. Algumas estratégias pedagógicas diferenciadoras, corroboradas por investigadores desta área, permeiam o desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas e recreativas, desenvolvidas sob a forma de jogos pedagógicos e de atividades de expressão plástica, que, quando aliadas aos conteúdos programáticos, motivam e mobilizam os alunos para o desenvolvimento de aprendizagens significativas, pela sua vertente prática e lúdica. Este trabalho tem como objetivo analisar as potencialidades dos jogos lúdico-pedagógicos e da expressão plástica para a motivação das aprendizagens escolares numa turma do 2.º ano de escolaridade, do 1.º Ciclo. Tendo por base uma metodologia de investigação-ação de natureza qualitativa, os resultados deste estudo sugerem que os jogos lúdico-pedagógicos e a expressão plástica constituem-se como fatores de potenciação da motivação e do trabalho cooperativo, permitindo despoletar uma maior predisposição do grupo-turma para a realização de novas aprendizagens.por
dc.description.abstractContemporary school faces the need to find new pedagogical strategies and teaching methods that contribute to the harmonious development of the child and his/her school success. This calls teachers to reflect on its educational and pedagogical practices, focusing on differentiating pedagogical models that respect the individuality of the student, thus contributing to the enrichment of the learning environment and motivation for the learning process. Some of these differential teaching strategies, supported by researchers in this area, permeates the development of ludic educational and recreational activities, built in the form of educational games and plastic expression activities, which, when combined with the programmatic contents, motivate and mobilize students to the development of meaningful learning due to its practical and playful aspects. This study aims to analyse the potential of recreational and educational games and artistic expression on the motivation of school learning in a 2nd year class of the 1st cycle of basic education. Based on a research-action methodology of a qualitative nature, the results of this study suggest that recreational and educational games, as well as artistic expression, constitute potentiating factors of motivation and cooperative work, triggering a greater predisposition of the class group for the realization of new learnings.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal. Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherInstituto Politécnico do Porto. Centro de Investigação e Inovação em Educação-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectJogos lúdico-pedagógicospor
dc.subjectExpressão plásticapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleBreves reflexões em torno do jogo pedagógico e a expressão plástica para a motivação nas aprendizagens escolares: contributos de um projeto curricular integradopor
dc.title.alternativeBrief reflections around playful pedagogical Games and artistic expression as motivators for school learning: contributes from an integrated curricular projectpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage42por
oaire.citationEndPage53por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationConferencePlaceEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Portopor
oaire.citationVolume5por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.journalSensos-epor
sdum.conferencePublicationPORTO ICRE’17 - Porto International Conference on Research in Educationpor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jogo_Pedagogico_Expressao_Plastica_Abreu_&_Silva_Sensos-e_Vol.V_n.1_Porto_ICRE’17_2017.pdf966,09 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID