Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54621
Título: | Breves reflexões sobre “Brincar com a Narrativa”: a escrita expressiva e lúdica no desenvolvimento da competência compositiva e no estímulo da imaginação e da criatividade: contributos do Projeto Curricular Integrado |
Outro(s) título(s): | Brief reflections on "Playing with Narrative": expressive and playful writing in the development of compositional competence and in the stimulation of imagination and creativity: contributions of the Integrated Curricular Project |
Autor(es): | Cunha, Bruna Flávia da Silva Silva, Carlos Manuel Ribeiro da |
Palavras-chave: | Escrita expressiva e lúdica Competência compositiva Criatividade Imaginação Projeto Curricular Integrado |
Data: | Abr-2017 |
Editora: | Instituto Politécnico do Porto. Centro de Investigação e Inovação em Educação |
Revista: | Sensos-e |
Citação: | Cunha, Bruna & Silva, Carlos (2017). Breves reflexões sobre “Brincar com a Narrativa” – a escrita expressiva e lúdica no desenvolvimento da competência compositiva e no estímulo da imaginação e da criatividade: contributos do Projeto Curricular Integrado. Revista Sensos-e, Vol. 4, N.º 2, 64-82. Disponível em http://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/2541 |
Resumo(s): | O presente trabalho surge face a uma observação da qual atentou-se na escassez de atividades de produção textual, ao nível da narrativa, numa turma do 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Foi percetível a dificuldade das crianças ao nível da competência compositiva, na medida em que apresentavam dificuldades de coesão linguística e coerência lógica, concebendo uma narrativa algo incoerente e sem uma estruturação aparente, a qual se distanciava da identificação dos três momentos da ação: introdução, desenvolvimento e conclusão. Os vários textos apresentavam ainda uma porção apreciável de erros ortográficos e um bloqueio da competência criativa e imaginativa.
No decorrer do projeto tentámos perspetivar diferentes atividades e estratégias de ensino e aprendizagem que promovessem uma diversificação de convívio lúdico das crianças com a escrita, conduzindo o desenvolvimento da competência compositiva associada à estimulação da criatividade e da imaginação perante uma escrita criativa, a qual integrou diferentes mediadores de forma a ser instigada.
Face às evidências e resultados obtidos é possível afirmar que o projeto investigativo contribuiu para a construção de uma atitude positiva das crianças perante a escrita, refletindo-se na coadjuvação do desenvolvimento da competência compositiva com a evolução do pensamento criativo e imaginativo. This work arises from an observation in which we realized the lack of textual production activities in terms of narrative in a class of the 3rd year of the primary school. The difficulty of children regarding their writing skills was more evident when they were asked to write a composition. These compositions were presented with a great amount of grammatical and spelling mistakes, giving these texts a poor and inconsistent narrative without any structural appearance and distancing itself from the three moments of action: introduction, development and conclusion. These compositions even demonstrated a lack in the students’ creative and imaginative ability. During this project, we tried to create different activities and learning strategies that promoted a diversified and playful connection between the children and their writing. Thereby, the development of their compositional ability along with creative and imaginative stimulation when regarding a creative type of writing was carried on with the integration of different mediators. Globally, we believe that this research project contributed to a better and positive attitude of those children regarding writing activities, which can be reflected through their growth both in terms of their compositional ability and in terms development of their creative and imaginative minds. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54621 |
ISSN: | 2183-1432 |
Versão da editora: | http://parc.ipp.pt/index.php/sensos/article/view/2541 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Brincar_com_Narrativa_Cunha_&_Silva_Sensos-e _Vol.IV_n.2_2017.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons