Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/54367

TítuloAvaliação e treino cognitivo de crianças com incapacidade intelectual
Autor(es)Monteiro, Eliana Maria Montenegro
Orientador(es)Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveInteligência
Processos cognitivos
Avaliação cognitiva
Treino cognitivo
Intelligence
Cognitive processes
Cognitive evaluation
Cognitive training
Data14-Dez-2017
Resumo(s)A incapacidade intelectual em crianças, até pelas suas implicações negativas na aprendizagem e no sucesso escolar, tem justificado um aumento da investigação na área da cognição e das suas relações com a aprendizagem. Em particular, alterou-se o padrão psicométrico de referência no estudo da inteligência para um outro mais relacionado ao processamento cognitivo e à estrutura neurológica das funções cognitivas. Neste quadro, após justificarmos teoricamente a referência nos dias de hoje às funções e processos cognitivos para se caracterizar a habilidade intelectual da criança, e assumirmos a modificabilidade cognitiva, avançamos na construção e aplicação de um programa de estimulação de funções cognitivas básicas (atenção/concentração, percepção, memória, organização e compreensão) junto de crianças com algum comprometimento cognitivo e com dificuldades na sua aprendizagem. Este programa é formado por 11 sessões, reunindo atividades lúdicas e essencialmente manipulativas e requerendo a interação das crianças na realização das tarefas e confrontação de resultados atingidos. Um grupo de 32 alunos, procedentes de uma escola Municipal de Manaus/AM – Brasil, integraram o estudo, sendo que todas apresentavam queixa de incapacidade intelectual e/ou problemas na aprendizagem escolar. Neste estudo procedeu-se à aplicação de cinco provas psicológicas nos dois grupos (experimental e controlo), antes e no final da aplicação do programa de treino cognitivo. Os resultados obtidos apontaram para alguns ganhos estatisticamente significativos das crianças que participaram no programa (grupo experimental) em tarefas cognitivas assentes na memória e percepção, contudo não surgiram sinais claros desses ganhos em todas as provas psicológicas aplicadas. Estes dados foram analisados e discutidos à luz de algumas limitações metodológicas presentes na aplicação do programa. Por exemplo, quando do grupo experimental se retiraram quatro crianças que faltaram a metade das sessões, os ganhos cognitivos com a aplicação do programa aparecem mais evidenciados.
Intellectual disability in children, even by the negative implications on learning and school success, has justified an increase in research in the area of cognition and its relationships with learning. In particular, modified the psychometric reference standard from the study of intelligence to one more related to the cognitive processing and the neurological structure of the cognitive functions. In this context, after theoretically justifying the reference nowadays to cognitive functions and processes to characterize the child’s intellectual ability and assuming the cognitive modifiability, we advance in the construction and application of a program of basic cognitive functions training (attention/concentration, perception, memory, organization and comprehension) among children with some cognitive compromise and learning difficulties. This program consists of 11 sessions, bringing together play activities and essentially manipulative tasks, and requiring interaction of the children in the accomplishment of the tasks and confrontation of the results achieved. A group of 32 students, from a public school of Manaus/AM – Brazil, took part in the study, and all of them presented a complaint of intellectual disability and/or problems in school learning. In the study, five psychological tests were applied in two groups (experimental and control), before and at the end of the application of the cognitive training program. The obtained results pointed to some statistically significant gains of the children who participated the program (experimental group) in cognitive tasks based on memory and perception; however, there were no clear signs of these gains in all psychological tests applied. These data were analyzed and discussed based on some methodological limitations present in the program application, for instance, when removed four children of the experimental group who missed half of the training sessions, cognitive gains with the program application appears to be more evidence.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de Doutoramento em Estudos da Criança (especialidade em Psicologia do Desenvolvimento e Educação)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/54367
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Eliana Maria Montenegro Monteiro.pdf4,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID