Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54363
Título: | Massive Open Online Courses (MOOC) no desenvolvimento profissional de professores |
Autor(es): | Gonçalves, Bruno Miguel Ferreira |
Orientador(es): | Osório, António José |
Data: | 19-Dez-2017 |
Resumo(s): | Num contexto de aceleradas transformações na educação, emergem frequentemente
diferentes desafios para as instituições educativas e para os intervenientes no processo de
ensino-aprendizagem. Um dos desafios, em particular, consiste na necessidade dos
professores adquirirem competências no domínio das Tecnologias de Informação e
Comunicação (TIC) de forma a criarem condições para o exercício da profissão docente e,
consequentemente, para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.
Apesar de atualmente a integração das TIC na educação estar na agenda das instituições
educativas, não é possível entender a evolução tecnológica e a sociedade em rede a partir das
teorias de aprendizagem por estas se revelarem insuficientes. Para colmatar esta necessidade,
surgiu o conectivismo, que aborda o conhecimento como algo distribuído numa rede de
conexões. Considerando que a expressão mais generalizada do conectivismo são os Massive
Open Online Courses (MOOC), na presente investigação, procura-se estudar os MOOC,
como forma de compreender o processo de desenvolvimento profissional de professores
num ambiente conectivista. Para obter respostas à questão de investigação, adota-se o
Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) como modelo teórico da
pesquisa para estudar aprofundadamente o processo de desenvolvimento profissional de
professores nos MOOC. Através do estudo aprofundado deste processo, pretende-se
identificar inovações a introduzir no funcionamento dos MOOC para melhor os adequar ao
desenvolvimento profissional de professores.
As respostas à questão de investigação serão obtidas através de um processo de
verificação de quatro proposições, ou hipóteses, com suporte à medição quantitativa das
dimensões do conhecimento do modelo TPACK e à explicitação da informação proveniente
da análise qualitativa. Assim, para conseguir obter a evidência necessária à verificação das
proposições formuladas, realizou-se uma pesquisa descritiva de um fenómeno inserido no
seu contexto, através do estudo de caso múltiplo do processo de desenvolvimento
profissional dos professores em MOOC.
Os resultados desta investigação revelam que o processo de desenvolvimento
profissional de professores nos MOOC é bastante complexo e envolve uma diversidade de
dimensões que determinam a sua concretização. In a context of accelerated changes in education, often emerge different challenges for educational institutions and for those involved in the teaching-learning process. One of the particular challenges, is the need for teachers to acquire skills in the field of Information and Communication Technologies (ICT) in order to create conditions for the exercise of the teaching profession, and consequently for the improvement of the quality of the teachinglearning process. Although currently the integration of ICT in education is on the agenda of educational institutions, it is not possible to understand the technological progress and the networked society based on the theories of learning that exists, because these reveal as insufficient. To address this need, the connectivism emerged, which deals with the knowledge as something distributed in a network of connections. Considering that the more generalized connectivism expression are the Massive Open Online Courses (MOOC), this research, attempts to study the MOOC, as a way to understand the process of professional development of teachers in a connectivist environment. For answers to the research question, this research adopts the Technological Pedagogical and Content Knowledge (TPACK) as a theoretical model of research to examine in detail the process of professional development of teachers in the MOOC. Through in-depth study of this process, it is intended to identify innovations to be introduced into the operation of the MOOC to best meet the professional development of teachers. The answers to the research question will be obtained through a process of verification of four propositions, or hypotheses, with support for quantitative measurement of the dimensions of knowledge of the model TPACK and clarification of information from qualitative analysis. Therefore, to get the necessary evidence for the verification of the propositions made, a descriptive study of a phenomenon inserted in its context has been made, through a multiple case study the process of professional development of teachers in MOOC. The results of this research reveals that the process of professional development of teachers in the MOOC is quite complex and involves a variety of dimensions that determine it. |
Tipo: | Tese de doutoramento |
Descrição: | Tese de Doutoramento em Ciências da Educação (especialidade em Tecnologia Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54363 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bruno Miguel Ferreira Gonçalves.pdf | 11,42 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |