Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/54324
Título: | O sonho da interpretação – o sentido como reconstrução em Freud e Adorno |
Outro(s) título(s): | The dream of interpretation: meaning as reconstruction in Freud and Adorno |
Autor(es): | Martingo, Ângelo Miguel Quaresma Gomes Paiva, Carla Alexandra |
Palavras-chave: | Adorno Freud Interpretação Interpretation |
Data: | 2016 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM) |
Revista: | Diacrítica. Série Filosofia e Cultura |
Citação: | Martingo, A. & Paiva, Carla Alexandra (2016). O sonho da interpretação – o sentido como reconstrução em Freud e Adorno. Diacrítica, 30(2): 217-224. |
Resumo(s): | Partindo da teorização do inconsciente, dos processos do sonho e da técnica psicoanalítica
em Freud, bem como da hermenêutica crítica que elabora Vieira de
Carvalho da conceção adorniana de obra, notação, e performance, é evidenciado
nas áreas distintas da música e da psicanálise um comum entendimento de interpretação
enquanto construção de sentido a partir, e apesar do que é dado (notação/
conteúdo manifesto), em função de um objeto indeterminável (obra/conteúdo
latente). Drawing on Freud’s theorization of the unconscious, dream-work, and psychoanalytic technique, as well as of Vieira de Carvalho’s critical hermeneutics of the Adornian conceptions of work, notation, and performance, a common understanding is shown to underlie the two distinct areas of music and psychanalysis, insofar as interpretation is thought of as reconstruction of meaning based on, and in spite of, what is given (notation/manifest content), in relation to an undeterminable objet (work/latent content). |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/54324 |
ISSN: | 0807-8967 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AM_CP_OSDI.pdf | 158,66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |