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TítuloSOS Imprensa: 20 anos de exercício de cidadania e educação
Autor(es)Parente, Cristiane
Pinto, Manuel
Palavras-chavecidadania
citizenship
mídia
media
educação
education
Observatório da imprensa
DataNov-2017
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS)
CitaçãoParente, C. & Pinto, M. (2017). SOS Imprensa: 20 anos de exercício de cidadania e educação. In S. Pereira & M. Pinto (Eds.), Literacia, Media e Cidadania – Livro de Atas do 4.º Congresso (pp. 410-422). Braga: CECS.
Resumo(s)Em 2016 o SOS Imprensa completou 20 anos de atuação. Iniciando suas atividades na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília – UnB (Brasília/Brasil) em 1996, como um projeto de extensão para apoiar vítimas da imprensa, passou em 2000 a ser um observatório e a fazer parte da RENOI – Rede Nacional de Observatórios de Imprensa, lançada em 2005. A propósito da celebração das suas duas décadas de existência, fizemos uma análise do conteúdo de suas publicações no Facebook, refletindo sobre as contribuições que as mesmas podem ter para uma educação para a mídia, considerada por autores como Herrera, Mota e Christofoletti, entre outros, como uma das funções dos observatórios de mídia, conceituados por Bertrand como MAS – Media Accountability Systems (ou MARS – Meios de Assegurar a Responsabilidade Social da Mídia). Entre campanhas, poemas e muitos artigos de opinião encontrados, utilizamos uma abordagem quanti-qualitativa para analisar que temas destacam- -se nessas publicações, quais características mais se aproximam da noção de cidadania e participação que o observatório pretende ter e como esses textos podem nos ajudar a refletir sobre o que seriam boas práticas de jornalismo. Também foram feitos alguns questionários e entrevistas semiestruturadas com pessoas que fazem e fizeram parte da história desse observatório. O que fica claro para nós é que, apesar de oferecer um serviço de extrema importância ao público, a relevância do SOS Imprensa fica limitada devido à falta de conhecimento dos direitos que o cidadão brasileiro tem. E, neste caso específico, do Direito à Comunicação, o que nos faz pensar na urgência cada vez maior de uma Alfabetização Midiática como política pública no país.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53994
ISBN978-989-8600-71-4
Versão da editorahttp://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/2691
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

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