Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/53705

TítuloDa disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear
Autor(es)Dias, Maria Flor
Palavras-chaveDisciplina escolar
Manuais escolares
Desenho
Data2007
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
RevistaEnsinarte
Resumo(s)O texto retoma questões deslocadas de uma investigação histórica maior, cujo enfoque se centra na construção social da área curricular de educação artística. Toma para análise a disciplina de Educação Visual e Plástica numa fase particular da sua trajectória escolar, quando esta se inscreveu na cultura escolar da época sob a denominação de Desenho Linear. Numa perspectiva da história das disciplinas escolares, incido o olhar sobre alguns aspectos que atravessam a “génese” da disciplina. Questiono o papel dos livros e dos manuais escolares de desenho no processo da construção disciplinar no sentido de perceber como estes se constituíram como dispositivos de enunciação da própria disciplina
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/53705
ISSN1645-7668
Arbitragem científicano
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ENSINARTEArtigo.pdf1,07 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID