Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53705
Título: | Da disciplina da visão ao sujeito disciplinado: o papel dos manuais escolares na construção da disciplina de desenho linear |
Autor(es): | Dias, Maria Flor |
Palavras-chave: | Disciplina escolar Manuais escolares Desenho |
Data: | 2007 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
Revista: | Ensinarte |
Resumo(s): | O texto retoma questões deslocadas de uma investigação histórica maior, cujo enfoque se centra na construção social da área curricular de educação artística. Toma para análise a disciplina de Educação Visual e Plástica numa fase particular da sua trajectória escolar, quando esta se inscreveu na cultura escolar da época sob a denominação de Desenho Linear. Numa perspectiva da história das disciplinas escolares, incido o olhar sobre alguns aspectos que atravessam a “génese” da disciplina. Questiono o papel dos livros e dos manuais escolares de desenho no processo da construção disciplinar no sentido de perceber como estes se constituíram como dispositivos de enunciação da própria disciplina |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53705 |
ISSN: | 1645-7668 |
Arbitragem científica: | no |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ENSINARTEArtigo.pdf | 1,07 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |