Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53656
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Clara Costa | por |
dc.contributor.author | Alves, Alice | por |
dc.contributor.author | Simões, Chisoka | por |
dc.contributor.author | Cunha, Eugénia | por |
dc.contributor.author | Coelho, Sílvia | por |
dc.contributor.author | Nobre, Alexandra | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-28T12:56:02Z | - |
dc.date.available | 2018-03-28T12:56:02Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53656 | - |
dc.description.abstract | Em Portugal, a Universidade do Minho forma educadores não formais de adultos há mais de 25 anos, promovendo o empoderamento das populações e estimulando a intervenção e a mudança nas suas comunidades. Nesse sentido, em articulação com o grupo STOL-Science Through Our Lives começámos, há 2 anos, a introduzir a ciência experimental numa lógica de aumento da literacia científica do público-alvo, bem como de diferenciação dos modelos de animação habituais, geralmente associados a preconceitos idadistas fortes. Apresentamos 4 destes projectos, implementados com diferentes públicos de adultos, nomeadamente: (i e ii) utentes de um lar de idosos, (iii) veteranos de guerra e (iv) consumidores de drogas ilegais. As actividades experimentais, jogos, vídeos e demonstrações, com forte componente visual e cinestésica, realizadas nas populações atrás mencionadas foram, respectivamente: (i) análise dos pigmentos fotossintéticos no Outono e observação de fotografias SEM (Scanning Electron Microscopy) de detalhes biológicos, (ii) a aterosclerose (sintomas, comportamentos de risco, cuidados a ter) e construção de modelos que simulam a deposição de placas ateroscleróticas; (iii) o mar como meio de comunicação e de apoio da biodiversidade e a tecnologia ao serviço da orientação espacial e da comunicação, e (iv) observação do céu nocturno (estrelas e constelações), construção de um relógio de sol e exploração das dinâmicas de uma horta. A concretização dos projectos envolveu formação específica nestas temáticas por parte dos educadores não formais de adultos, realizada pelo grupo STOL. Em contraposição, estes profissionais detêm saber comunicacional e dominam metodologias específicas em educação não formal, que utilizaram na divulgação de ciência, numa articulação feliz entre as ciências da educação e as ciências naturais. Os métodos mais utilizados nesta prática foram: abordagens hands-on, criação de maquetas/modelos, visualização de filmes e de imagens, implementação de jogos, estratégias expositivo-dialogantes, dinâmicas de grupo, role-playing, PBL (Problem Based Learning) e narrativas. Todas as actividades foram submetidas a avaliação contínua e ajustada às especificidades da população-alvo através de observação participante, conversas informais e/ou inquéritos por questionário). Por fim, vinculamos esta parceria (logo, estas actividades) à educação ao longo da vida, de acordo com o preconizado pela ONU, desde 1976 (Declaração de Nairobi). | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | SciCom Pt (Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Educação não formal | por |
dc.subject | Públicos | por |
dc.title | Ciência experimental com públicos incomuns | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
oaire.citationConferenceDate | 26 Mai. - 27 Mai. | por |
sdum.event.title | SciCom PT 2016 - 4º Congresso de Comunicação de Ciência | por |
sdum.event.type | congress | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
dc.subject.fos | Ciências Naturais::Outras Ciências Naturais | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
Aparece nas coleções: | DBio - Comunicações/Communications in Congresses |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
1º painel oradores.pdf | 168,72 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |