Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53640
Título: | Formação de professores de História: o estágio supervisiondado da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade do Minho |
Autor(es): | Júnior, Halferd Ribeiro Solé, Glória |
Palavras-chave: | Formação de professores Docência Ensino de História |
Data: | 2017 |
Editora: | Universidade do Porto. Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) |
Citação: | Júnior, H. R. & Solé, G. (2017). Formação de professores de História: o estágio supervisiondado da Universidade Federal da Fronteira Sul e da Universidade do Minho (pp.203- 215). In Luís Grosso; Rute Leão & Sara Poças (orgs. ). O Tempo dos Professores. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). |
Resumo(s): | Esse artigo discute o papel do estágio na formação de professores de História, a partir da
descrição e análise comparativa de aulas ministradas por professores estagiários de História da
Universidade do Minho (UMinho) e da Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim
(UFFS), indagaremos os conceitos que balizam as estratégias metodológicas de ensino
selecionadas, para em seguida pesquisar os respetivos projetos políticos pedagógicos, a fim de
construirmos as nossas inferências e conclusões sobre o papel desempenhado pelos estágios na
formação de professores de história da UMinho e da UFFS. This article discusses the role of the internship in the training of History teachers, based on the description and comparative analysis of classes taught by trainee teachers of History of the University of Minho (UMinho) and the Federal University of the Southern Frontier - Campus Erechim (UFFS) we will inquire into the concepts that mark out as methodological strategies of teaching selected for candidates, political pedagogical projects, an end to build as our inferences and conclusions on the role played by the stages in the formation of UMinho and UFFS history teachers. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53640 |
ISBN: | 978-989-8471-26-0 |
Versão da editora: | https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons