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https://hdl.handle.net/1822/53581
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Martins, Fernanda | por |
dc.contributor.author | Macedo, Ana Paula | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-27T14:23:15Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | Martins, Fernanda & Macedo, Paula (2015). O Novo Modelo de Gestão da Escola Pública e as Práticas de Gestão do Diretor: Opiniões e Perspetivas dos Atores Educativos de uma Escola do Norte de Portugal. In Virgínio Sá, Leonor Torres, Guilherme Silva & Daniela Silva (orgs.), II Colóquio Internacional De Ciências Sociais da Educação:O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas (581-589). Braga: Departamento de Ciências Sociais da Educação, Instituto de Educação | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-8557-57-5 | por |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/53581 | - |
dc.description.abstract | O novo modelo de gestão da escola pública portuguesa (Decreto-Lei nº 75/2008) inscreve-se num contexto mais amplo de estudo que consiste na agenda gerencialista de inspiração neoliberal no campo da educação. Na presente comunicação privilegia-se uma das alterações mais significativas subjacentes ao referido modelo, a emergência da figura do diretor de escola. Trata-se de um estudo de caso, realizado no âmbito do grupo de investigação A governação e gestão das escolas públicas: o(a) diretor(a) em ação (Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho), cujos dados são agora apresentados a partir das perspetivas e opiniões de diferentes atores educativos. O principal objetivo é problematizar, com carácter exploratório, se as práticas de gestão continuam a ser orientadas, ainda que num registo informal, pelo princípio da gestão democrática, da colegialidade e da participação, ou se essas práticas são orientadas pelas novas competências que a lei confere ao diretor de escola, marcadas pela liderança unipessoal e pela concentração de poderes nesse órgão de gestão. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | De Facto Editores | por |
dc.rights | closedAccess | por |
dc.subject | Diretor de escola | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Democracia | por |
dc.subject | Gerencialismo | por |
dc.title | O novo modelo de gestão da escola pública e as práticas de gestão do diretor: opiniões e perspetivas dos atores educativos de uma escola do norte de Portugal | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
oaire.citationConferenceDate | 01 - 03 Out. 2015 | por |
sdum.event.title | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas | por |
sdum.event.type | other | por |
oaire.citationStartPage | 581 | por |
oaire.citationEndPage | 589 | por |
oaire.citationConferencePlace | Braga, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | II Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação: O Governo das Escolas: Atores, Políticas e Práticas | por |
Aparece nas coleções: | CIEd - Textos em volumes de atas de encontros científicos nacionais e internacionais |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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ATAS-IICICSE_CS2015.pdf Acesso restrito! | 1,11 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |