Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/53311
Título: | Innovations in education curriculum and teaching innovation in secondary school: a comparative case study between Turkey and Portugal |
Outro(s) título(s): | Inovações no currículo de educação e ensino inovação no ensino médio: um estudo de caso comparativo entre a Turquia e Portugal |
Autor(es): | Tetik, Esra |
Orientador(es): | Viana, Isabel Carvalho |
Palavras-chave: | Innovation Innovation in education 21st-Century skills Turkey Portugal Inovação Inovação na educação Habilidades do século XXI Turquia |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | This research work seeks to explore one of the areas of greatest debate
and controversy in recent times in the context of education: innovations in
secondary school education. In this sense, this project aims to describe and
analyse the innovation performances in secondary schools from its
conceptualization to its operation, based on the following countries: Turkey
and Portugal.
The study adopted both qualitative and quantitative approach and case
study methodology to gain a deeper understanding of possibilities and
difficulties of implementing innovations in science classes of studied
countries. It also emphasizes the need to promote 21st century skills for
students. The key participants are 20 Turkish students, at 8th grade from
Tekneli Secondary School in Turkey, 20 Portuguese students at 9th grade
from Group of Schools of Póvoa de Lanhoso in Portugal, and the Turkish
teacher of Science -27 years old- who works in the Turkish school that
studied, finally the Portuguese teacher of Biology -52 years old- who works
in the Portuguese school studied as well. The data sources collected in this
research questionnaires and the interviews with the participant students
science teachers.
The findings showed that both the teachers and the students are willing
to innovations in their classes, yet, in reality, conditions are not helping to
realize innovations as the teachers or students want. Firstly, because of the
classrooms being lack of equipment; especially technologic tools to do
innovations. Secondly, the analysis revealed that even if the teacher wants to
do innovation in her/his classroom, she/he doesnt receive enough support
from her/his colleagues, school administration.
Research findings suggest that in order to provide innovative education,
the teachers must work together on innovative projects and they should not
be afraid of taking risks. Also, the classrooms should be well equipped
through 21st-century needs and teachers and students should have
course/education of effective ICT usage. Este trabalho de investigação procura explorar uma das áreas que suscita debate e controvérsia nos dias de hoje, relativo à educação: inovações no ensino secundário. Neste sentido, este projeto tem como objetivo descrever e analisar os desempenhos no ensino secundário desde a sua conceitualização até sua operacionalidade/ funcionamento, baseado em análises dos seguintes países: Turquia e Portugal. O estudo adotou abordagens tanto qualitativas e quantitativas de aproximação no estudo de caso da metodologia para obter uma compreensão mais aprofundada das possibilidades e dificuldades de implementar inovações em classes de ciência dos países estudados. Também se destaca a necessidade de promover as habilidades do século XXI, para estudantes. O grupo principal de participantes são; 20 estudantes turcos, do 8°ano da escola Secundária de Tekneli na Turquia; 20 estudantes Portugueses do 9°ano, pertencentes a um grupo de escolas da Póvoa do Lanhoso em Portugal; uma professora de 27 anos de origem turca e que leciona na escola analisada. Por último, participa também uma professora de biologia, 57 anos de idade, que trabalha na escola portuguesa abordada anteriormente. As fontes de dados recolhidas nestas questionários as entrevistas com os professores e dos estudantes participantes. Os resultados mostraram que tantos os professores como os alunos estão dispostos a introduzir inovações nas suas aulas. No entanto, na realidade, as condições não proporcionam a introdução dessas inovações como os professores ou alunos querem. Em primeiro lugar, devido à falta de equipamentos, nomeadamente ferramentas tecnológicas, que possam introduzir inovação. Em segundo lugar, as análises efetuadas revelaram que mesmo que um professor queira introduzir inovação nas suas aulas, este não recebe apoio suficiente dos seus colegas, administrador escolar. Os resultados de pesquisa sugerem que, na medida de providenciar uma educação inovativa, os professores devem trabalhar em conjunto em projetos inovativos e não ter receio de encarar os riscos que possam existir. Tambem, as salas de aula devem estar bem equipadas adaptadas às necessidades do século 21. Professores e alunos devem ter curso / educação de uso efetivo de TIC. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53311 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PG27148-Esra Tetik-2017-July2.pdf | 3,26 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |