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https://hdl.handle.net/1822/53303
Título: | O Discurso Direto em interações orais coloquiais |
Autor(es): | Marques, Aldina |
Palavras-chave: | Géneros do oral Discurso relatado Discurso direto Discurso atributivo |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade da Coruña. Departamento de Galego-Portugués, Francés e Lingüística |
Citação: | Marques, M. A. (2015). O Discurso Direto em interações orais coloquiais. In M. A. Marques & X. M. Sánchez Rei (Orgs), Novas perspectivas linguísticas no espaço galego-português (monografia) (pp.89-109). Corunha: Universidade da Corunha. |
Resumo(s): | O Discurso Relatado (DR) tem sido objeto de investigação em Português Europeu, mas são análises que privilegiam a escrita e o texto literário; dão conta das suas especificidades com destaque para a categoria dos verbos introdutores do discurso, cuja riqueza e variedade é assinalável. Entre outras questões, sistematicamente olvidadas ou insuficientemente apresentadas, torna-se necessário perspetivar a abordagem do DR na atenção aos géneros, da escrita e da oralidade, e aos parâmetros da enunciação, pois são heterogeneidades que é forçoso ter em conta. O corpus considerado para análise é um conjunto de interações verbais orais autênticas, constituído por entrevistas sociolinguísticas; foi elaborado no âmbito do projeto de investigação Perfil sociolinguístico da fala bracarense, com a referência FCT PTDC/CLE-LIN/112939/2009. A partir do inventário das ocorrências de DR no corpus selecionado, o objetivo é determinar as suas características, num género oral coloquial, a entrevista sociolinguística. Em particular, pretende-se determinar a relação entre DR, na modalidade de DD, e coloquialidade pela atenção: - às marcas de construção do DD - ao modo como o locutor integra o discurso citado no seu próprio discurso - aos modos específicos de introdução do DD, isto é, ao discurso atributivo e às suas estruturas lexicais e sintáticas. A análise que realizámos, para além da importância para a descrição do português oral, pretende contribuir, desde logo pelo corpus constituído, mas também pelos resultados obtidos, para o ensino/aprendizagem do PLnM. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53303 |
ISBN: | 978-84-9749-620-9 |
Acesso: | Acesso aberto |
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