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https://hdl.handle.net/1822/53033
Título: | A cartografia portuguesa na representação do espaço na Idade Moderna: sua interpretação por alunos do ensino secundário |
Autor(es): | Marinho, Catarina Solé, Glória |
Palavras-chave: | Literacia Cartográfica Educação Cartográfica Literacia visual Competências interpretativas |
Data: | 2015 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Citação: | Marinho, C. & Solé, G. (2015). A cartografia portuguesa na representação do espaço na Idade Moderna: sua interpretação por alunos do ensino secundário. In Glória Solé (Org.). Educação Patrimonial: contributos para a construção de uma consciência patrimonial (pp.325-344). Braga: Centro de Investigação em Educação (CIEd), Instituto de Educação, Universidade do Minho. |
Resumo(s): | O presente estudo, elaborado em contexto de intervenção pedagógica supervisionada numa escola urbana do Norte de Portugal, debruça-se sobre a exploração das conceções de alunos do 10º ano de escolaridade (15-16 anos) sobre a relevância da cartografia na representação do espaço na Idade Moderna e como fonte de conhecimento histórico. Na sua prossecução, formularam-se as seguintes questões de investigação: “Que tipo de informação os alunos extraem dos mapas que lhes permitam desenvolver o seu conhecimento histórico?”, “Que inferências históricas produzem os alunos interpretando mapas?”, “Que relevância atribuem os alunos à cartografia na construção do conhecimento histórico?” e “Que competências de literacia cartográfica desenvolveram os alunos?”, delineando-se assim o foco desta pesquisa em cognição histórica, versada sobre o Património material, com recurso a representações cartográficas. Pretendeu-se indagar, o modo como alunos do 10º ano de escolaridade na disciplina de História A, integram as fontes cartográficas na construção do conhecimento histórico, ao mesmo tempo que se promoveu o desenvolvimento de competências de literacia cartográfica e potenciou a apreciação da significância histórica atribuída. O estudo envolveu uma amostra de 28 alunos. No campo dos resultados apurou-se que um número significativo de alunos foi desenvolvendo ao longo das aulas competências de literacia cartográfica, sendo as inferências produzidas reveladoras da produção de conhecimento histórico, das suas ideias substantivas e, por conseguinte, evidência da atribuição de significância histórica às fontes cartográficas, a vários níveis de progressão. Como implicações no âmbito do ensino da História, sugere-se a adoção desta tipologia de fonte no ensino-aprendizagem de História, uma vez que contribui para a promoção de competências de literacia visual em geral e cartográfica em particular. Promove ainda a construção de pensamento eminentemente histórico, como meio de aprendizagens significativas de conteúdos de História e de áreas como Geografia, surgindo como instrumento didático e/ou tema transversal potenciador de um ensino interdisciplinar e abrangente, e de uma consciência histórica, geográfica e cívica emergente. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/53033 |
e-ISBN: | 978-989-8525-43-7 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
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