Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52501
Título: | Brincar com a geometria na educação pré-escolar |
Autor(es): | Balinha, Filipa Mamede, Ema |
Palavras-chave: | Matemática Jardim de Infância Geometria Pré-escolar Mathematics Kindergarten Geometry Preschool |
Data: | 2016 |
Editora: | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
Revista: | Saber & Educar |
Citação: | Balinha, F. & Mamede, E. (2016). Brincar com a geometria na educação pré-escolar. Saber & Educar, 21, 118-129. |
Resumo(s): | Este artigo descreve a exploração de tarefas de geometria,
com um grupo de crianças a frequentar a educação
Pré-escolar, em Braga. Apresentaram-se quatro
tarefas no âmbito da geometria, a um grupo de 20
crianças, com idades entre os 3 e os 4 anos. As tarefas
incluíam a abordagem às figuras geométricas, às relações
topológicas, à leitura de mapas e à orientação
espacial. Com a prática espelhada neste artigo ficou
evidente que é possível trabalhar geometria, nestas
idades, se as tarefas forem apresentadas sob a forma
de jogos ou desafios. É importante que as tarefas sejam
pensadas para a educação pré-escolar atendendo
aos documentos curriculares. Desta forma, podemos
interligar as diversas áreas do saber e construir tarefas
interessantes e desafiantes, para ajudarmos as crianças
a crescer e a aprender brincando. This article describes the exploration of geometry tasks with a group of children attending pre-school education in Braga. Four tasks were presented in the context of geometry to a group of 20 children aged 3 to 4 years. The tasks included the approach to geometric figures, the topological relations, maps reading and spatial orientation. As it is described in this article, it became clear that with practice, at this age, you can work geometry and mathematics as long the tasks are presented in the form of games or challenges. It is important that the tasks are designed for pre-school education attending the curriculum documents. In this way, we can connect the several areas of knowledge and build interesting and challenging tasks to help children grow and learn while playing. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/52501 |
DOI: | 10.17346/se.vol21.220 |
e-ISSN: | 1647-2144 |
Versão da editora: | http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/issue/view/25/showToc |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Filipa & Balinha.pdf | 980,19 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |