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dc.contributor.authorNeto, Diana Elisabete Oliveirapor
dc.contributor.authorSilva, Carlos Manuel Ribeiro dapor
dc.date.accessioned2018-03-15T11:36:49Z-
dc.date.available2018-03-15T11:36:49Z-
dc.date.issued2014-09-
dc.identifier.citationNeto, Diana & Silva, Carlos (2014). A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado. In Maria João de Carvalho, Armando Loureiro & Carlos Alberto Ferreira (Orgs.). Ciências da Educação: Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar. Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE (pp. 1492-1499). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (ISBN: 978-989-704-188-4, 11 a 13 de setembro de 2014).por
dc.identifier.isbn978-989-704-188-4-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/52462-
dc.description.abstractMuito se tem questionado sobre o desenvolvimento do currículo na educação e no ensino, mais propriamente sobre a questão da forma de o desenvolver e avaliar. O currículo não é um pronto-a-vestir de tamanho único (Formosinho, 2007) e impera-se por o surgimento de um currículo integrado que respeite as diferenças culturais, sociais, cognitivas e económicas dos alunos. Nesta perspetiva, considera-se que o contexto local e a sua cultura devem coexistir e ser parte integrante do currículo nacional, através de processos de ensino e de aprendizagem dinâmicos e contínuos em função das características, necessidades, interesses e potencialidades dos alunos. Portanto, a investigação que se apresenta tem como objeto de estudo o desenvolvimento curricular através da cultura local e recorrendo à metodologia do Projeto Curricular Integrado (Alonso, 1998). Por conseguinte, são propósitos da investigação analisar a importância que a cultura local desempenha no desenvolvimento curricular e em que medida pode ser conciliada com os conteúdos curriculares. O Projeto Curricular Integrado (PCI) encara o currículo sobre a perspetiva de projeto que permite aos alunos uma maior responsabilidade, participação, interesse e motivação no seu processo de ensino e aprendizagem. Os alunos constroem o seu próprio conhecimento assumindo um papel central na sua aprendizagem e o profissional de educação assume a função de mediador e promotor de oportunidades. Esta investigação analisa dois projetos de intervenção pedagógica em que o currículo se desenvolve sobre a perspetiva de Projeto Curricular Integrado e tendo como Núcleo Globalizador a cultura local. Estes foram desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, com um grupo de 15 crianças de cinco anos e outro grupo com 15 alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Seguindo uma metodologia de investigação-ação-reflexiva colaborativa (Alonso & Lourenço, 1998; Alonso, 1998), o principal objetivo dos projetos focalizou-se na descoberta e conhecimento profundo da cultura local. Os resultados demonstram o desenvolvimento de competências (saber, saber-fazer, saber-ser e estar, saber conviver), a aprendizagem de aspetos da cultura local, o envolvimento das famílias e da comunidade educativa em geral. As principais conclusões aferidas com a investigação apontam para a possibilidade de conciliar a cultura local com o desenvolvimento do currículo. Desenvolver o currículo através do PCI, tendo como tema transversal a cultura local, permite ao profissional de educação proporcionar atividades integradoras, contextualizadas e significativas, onde os alunos aprendem de forma integrada e significativa conteúdos ligados à cultura e às diferentes áreas do conhecimento.por
dc.description.abstractIncreasingly, there is a concern to develop a curriculum based on students' interests, needs and abilities. However, education professionals have shown some difficulty in putting this curriculum into practice. This communication results from collaborative research-action-reflection with two groups of children, one from Pre-School and another from primary schools (Portuguese 1st Cycle of Basic Education), in which the curriculum was developed on the perspective of Integrated Curricular Project having as a globalizing core of the curricular and pedagogical intervention the local culture. Thus, both projects have, as intervention and research theme, the local culture as a motivation for learning and for curriculum development.por
dc.description.sponsorshipCIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugalpor
dc.description.sponsorshipFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/por
dc.subjectCurrículo da Educação Básicapor
dc.subjectDesenvolvimento Curricularpor
dc.subjectProjeto Curricular Integradopor
dc.subjectCultural localpor
dc.subjectpatrimónio natural e construídopor
dc.titleA valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integradopor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewednopor
dc.relation.publisherversionhttps://goo.gl/EfQfLhpor
oaire.citationStartPage1508por
oaire.citationEndPage1515por
oaire.citationConferencePlaceVila Real, Portugalpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.description.publicationversioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpor
sdum.conferencePublicationCiências da Educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar: atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCEpor
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