Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/52462
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Neto, Diana Elisabete Oliveira | por |
dc.contributor.author | Silva, Carlos Manuel Ribeiro da | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-15T11:36:49Z | - |
dc.date.available | 2018-03-15T11:36:49Z | - |
dc.date.issued | 2014-09 | - |
dc.identifier.citation | Neto, Diana & Silva, Carlos (2014). A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado. In Maria João de Carvalho, Armando Loureiro & Carlos Alberto Ferreira (Orgs.). Ciências da Educação: Espaços de Investigação, Reflexão e Ação Interdisciplinar. Atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE (pp. 1492-1499). Vila Real: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (ISBN: 978-989-704-188-4, 11 a 13 de setembro de 2014). | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-704-188-4 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/52462 | - |
dc.description.abstract | Muito se tem questionado sobre o desenvolvimento do currículo na educação e no ensino, mais propriamente sobre a questão da forma de o desenvolver e avaliar. O currículo não é um pronto-a-vestir de tamanho único (Formosinho, 2007) e impera-se por o surgimento de um currículo integrado que respeite as diferenças culturais, sociais, cognitivas e económicas dos alunos. Nesta perspetiva, considera-se que o contexto local e a sua cultura devem coexistir e ser parte integrante do currículo nacional, através de processos de ensino e de aprendizagem dinâmicos e contínuos em função das características, necessidades, interesses e potencialidades dos alunos. Portanto, a investigação que se apresenta tem como objeto de estudo o desenvolvimento curricular através da cultura local e recorrendo à metodologia do Projeto Curricular Integrado (Alonso, 1998). Por conseguinte, são propósitos da investigação analisar a importância que a cultura local desempenha no desenvolvimento curricular e em que medida pode ser conciliada com os conteúdos curriculares. O Projeto Curricular Integrado (PCI) encara o currículo sobre a perspetiva de projeto que permite aos alunos uma maior responsabilidade, participação, interesse e motivação no seu processo de ensino e aprendizagem. Os alunos constroem o seu próprio conhecimento assumindo um papel central na sua aprendizagem e o profissional de educação assume a função de mediador e promotor de oportunidades. Esta investigação analisa dois projetos de intervenção pedagógica em que o currículo se desenvolve sobre a perspetiva de Projeto Curricular Integrado e tendo como Núcleo Globalizador a cultura local. Estes foram desenvolvidos no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade do Minho, com um grupo de 15 crianças de cinco anos e outro grupo com 15 alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Seguindo uma metodologia de investigação-ação-reflexiva colaborativa (Alonso & Lourenço, 1998; Alonso, 1998), o principal objetivo dos projetos focalizou-se na descoberta e conhecimento profundo da cultura local. Os resultados demonstram o desenvolvimento de competências (saber, saber-fazer, saber-ser e estar, saber conviver), a aprendizagem de aspetos da cultura local, o envolvimento das famílias e da comunidade educativa em geral. As principais conclusões aferidas com a investigação apontam para a possibilidade de conciliar a cultura local com o desenvolvimento do currículo. Desenvolver o currículo através do PCI, tendo como tema transversal a cultura local, permite ao profissional de educação proporcionar atividades integradoras, contextualizadas e significativas, onde os alunos aprendem de forma integrada e significativa conteúdos ligados à cultura e às diferentes áreas do conhecimento. | por |
dc.description.abstract | Increasingly, there is a concern to develop a curriculum based on students' interests, needs and abilities. However, education professionals have shown some difficulty in putting this curriculum into practice. This communication results from collaborative research-action-reflection with two groups of children, one from Pre-School and another from primary schools (Portuguese 1st Cycle of Basic Education), in which the curriculum was developed on the perspective of Integrated Curricular Project having as a globalizing core of the curricular and pedagogical intervention the local culture. Thus, both projects have, as intervention and research theme, the local culture as a motivation for learning and for curriculum development. | por |
dc.description.sponsorship | CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal | por |
dc.description.sponsorship | Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/ | por |
dc.subject | Currículo da Educação Básica | por |
dc.subject | Desenvolvimento Curricular | por |
dc.subject | Projeto Curricular Integrado | por |
dc.subject | Cultural local | por |
dc.subject | património natural e construído | por |
dc.title | A valorização da cultura local como contexto para o desenvolvimento do currículo na Educação Básica: contributos do Projeto Curricular Integrado | por |
dc.type | conferencePaper | por |
dc.peerreviewed | no | por |
dc.relation.publisherversion | https://goo.gl/EfQfLh | por |
oaire.citationStartPage | 1508 | por |
oaire.citationEndPage | 1515 | por |
oaire.citationConferencePlace | Vila Real, Portugal | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
dc.description.publicationversion | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | por |
sdum.conferencePublication | Ciências da Educação: espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar: atas do XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação – SPCE | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SPCE_2014-09_Neto_&_Silva_1508-1515_&capa.pdf | 2,36 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons